CONCEITO DE CONTROLE INTERNO
Artigo: CONCEITO DE CONTROLE INTERNO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabizimermann • 11/10/2014 • 226 Palavras (1 Páginas) • 383 Visualizações
Na esfera pública, o papel dos gestores é o de gerir com responsabilidade os recursos públicos de forma eficiente e eficaz, requerendo, por parte do Estado, um controle especializado, que possa aferir a correta atuação dos responsáveis. Os antigos procedimentos de fiscalização externa, basicamente executados pelos Tribunais de Contas, mostram-se insuficientes sob o prisma da prevenção, por isso, novos mecanismos de controle necessitam ser instalados. O momento atual oferece a possibilidade de uma prática regular de auditoria no setor público, em seu âmbito interno, sendo que, para o atingimento de melhores resultados de gestão, deve ser baseada na mitigação dos riscos inerentes, por meio de controles internos eficazes.
A função controle está presente em todos os níveis das organizações, atuando em todos os processos. É responsabilidade dos postos de comando, sendo esta responsabilidade proporcional à altura do posto ocupado na cadeia hierárquica. As definições de controle, nas obras consultadas, convergem invariavelmente para a enunciação de que controle é o processo destinado a assegurar que as ações estão sendo executadas de acordo com o planejado, visando a atingir objetivos predeterminados.
Megginson (2006) define controle como processo de garantir que os objetivos organizacionais e gerenciais estejam sendo cumpridos; a maneira de fazer com que as coisas aconteçam do modo planejado. Segundo Albanez (2001), é o processo destinado a assegurar que as ações estejam de acordo com os resultados desejados.
...