CONCEITOS E ASPECTOS QUE DEFINEM AS CARACTERISTICAS DO ENSINO BRASILEIRO.
Dissertações: CONCEITOS E ASPECTOS QUE DEFINEM AS CARACTERISTICAS DO ENSINO BRASILEIRO.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katia345 • 25/9/2014 • 2.235 Palavras (9 Páginas) • 1.445 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONCEITOS E ASPECTOS QUE DEFINEM AS CARACTERISTICAS DO ENSINO BRASILEIRO.
A utopia passa a ser, portanto, não um mero desejo, mas um avanço possível, dadas as condições que já estão postas e que precisam ser percebidas no movimento histórico da escola e, consequentemente, do sistema de ensino como um todo.
Para seu trabalho valer mais, deverá o professor resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem.
A função mais decisiva do processo, que é definir as políticas, organizar processos, acompanhar e avaliar, ele está contribuindo para que o seu trabalho tenda a perder valor o que se manifesta nos níveis salariais, e também no prestigio social de sua profissão.
O magistério precisa construir uma ética profissional, necessária ao resgate da sua respeitabilidade junto à sociedade.
Esta estrutura de relações sociais de produção, a partir da escola, que o professo precisa compreender e desvelar o seu real conteúdo: perceber que esta escola, mesmo sendo parte de uma organização mais ampla é a base e a própria razão de ser desta organização.
Julga-se fundamental que o professor possa perceber criticamente esta relação entre a escola, o sistema de ensino e o próprio contexto político, econômico e social.
O avanço da tecnologia não significa apenas a possibilidade de novas metodologias e técnicas. Ela transforma os próprios códigos de linguagem, a exemplo da televisão. Para as gerações anteriores à televisão, a palavra falada e escrita eram os elementos de linguagem, para as gerações atuais são o som e a imagem.
A sociedade não pode mais suportar determinados índices de desempenho do sistema escolar, como é o caso da evasão e da repetência, com o risco de comprometer seriamente a possibilidade de uma cidadania efetiva. Hoje, o sistema não consegue que todas as crianças na faixa escolar ingressem e aos que ingressam não consegue assegurar a permanência e bom rendimento.
Entende-se que é fundamental o professor conhecer como tem sido construído o sistema educacional. Tão importante quanto isto, é também, oferecer a possibilidade de o professor superar a sua atual condição e se constituir num agente decisivo de construção da escola e/ou do processo ensino-aprendizagem que concretize os compromissos que subjazem a toda a proposta curricular.
O olhar reflexivo critico sobre o sistema de ensino é fundamental ao professor, mas é insuficiente enquanto condição para a transformação deste sistema.
É importante esclarecer, devido a confusões geradas junto ao magistério, a relação que existe entre a concepção do materialismo histórico e a perspectiva histórico cultural.
A perspectiva histórica cultural se apoia no materialismo histórico para a compreensão do sujeito e seu processo de apropriação do conhecimento.
O que diferencia os diversos modos de produzir o ensino-aprendizagem não são seus objetivos. Métodos e técnicas, mas a forma como se organiza a produção enquanto estrutura de trabalho.
A produção do ensino-aprendizagem na forma posta implica num complexo sistema coletivo de trabalho onde se incluem os demais profissionais, como diretores, especialistas, coordenadores coletivo de trabalho.
Na forma burguesa de sociedade, que é a nossa, o Estado vem assumindo cada vez mais a função de controle do sistema, detendo sob sua responsabilidade o planejamento do sistema de ensino.
Este avançar do estado em relação ao controle da educação alijou tanto a sociedade civil como os profissionais da educação no que se refere a determinar a direção e os compromissos do sistema educacional.
Por outro lado, a própria legislação determina que a responsabilidade de educar não é exclusiva do Estado. A nova LDB responsabiliza a Família, a Sociedade Civil e o Estado.
Admitir que a realidade social, bem como o sistema de ensino, é resultado da ação histórico determinada do homem, implica necessariamente em admitir a possibilidade de sua transformação.
Seria conveniente que a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental fossem desenvolvida depois das disciplinas de filosofia da Educação, Sociologia da Educação e histórico da Educação. Muito mais determinante em termos de ensino-aprendizagem é o que se põe enquanto estrutura de produção e estrutura de relações sociais de produção.
Sem o planejamento o trabalho coletivo vira um caos, por que carece de direção. De articulação entre as varias parcelas de trabalho, a cargo de cada profissional, de racionalidade e também, de compromisso institucional.
Pressupostos da analise/conhecimento da pratica pedagógica Escolar.
Estrutura de produção do ensino-aprendizagem na forma escolar
Trabalho coletivo e o planejamento escolar institucional.
O professor como agente da educação
A escola e a qualidade do ensino-aprendizagem.
AS ATRIBUIÇOES DO MEC.
De um lado a luta da sociedade por melhorias na educação brasileira, com mais qualidade e condições de aprendizagem, de outro lado o Mec que é o órgão responsável em comandar, organizar e descentralizar e centralizar toda a educação escolar brasileira seja do infantil ao superior.
O ministério da educação também incube em definir e executar políticas nacionais de inclusão como por exemplo a educação indígena e a educação do campo.
Diante de tantas atribuições o MEC se organiza-se dividindo em vários órgãos subordinados como o conselho nacional de educação o fundo nacional de desenvolvimento da educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anésio Junqueira INEP.
Com uma estrutura organizacional bem definida que deveria articular-se bem com os órgãos e entidades federais, oferecendo apoio técnico ao Fundef junto a estados, DF e municípios o Ministério deixa a desejar, já que nem todos as suas políticas educacionais fora da escola por exemplo caiu em relação aos últimos anos, mais ainda é preocupante. Professores a cada dia se mostra mais descontentes com as condições de trabalho
...