CONHECENDO O CENSO ESCOLAR
Por: Ivanilton Oliveira • 21/4/2022 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
O presente trabalho se propõe a apresentar o que é o Programa Censo Escolar e seus objetivos educação brasileira.
O Censo Escolar é a coleta de dados estatísticos educacionais, realizada atualmente no Brasil, um dos principais indicadores nacionais da área educacional, do qual participam todas as escolas públicas e privadas da educação básica.
Antes da criação do Ministério da Educação que se seu em 1931, os levantamentos estatísticos eram realizados pelas unidades de Federação de forma autônoma. Em 1991, o Serviço de Estatística da Educação e Cultura (SEEC) assumiu a tarefa de descentralizar a apuração dos dados educacionais coletados, por meio de um sistema informatizado estabelecendo uma conexão com as secretarias estaduais.
Até o ano de 2006, a coleta era realizada pelas escolas da rede pública e privada por meio de preenchimento de cadernos de questões em formulários elaborados e padronizados distribuídos pelo Inep. Com a criação do Educacenso, em 2007, um novo sistema de coleta através da internet, é possível rever e atualizar os conceitos utilizados na coleta de forma bastante ágil, incorporar novas informações, incluir novas funcionalidades.
O objetivo do Censo Escolar é levantar dados nacionais, que sirvam ao interesse de todos e fornecer uma imagem da situação das escolas do Brasil, contribuindo no planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Para que os objetivos do Censo sejam atingidos é necessário um planejamento baseados nos princípios de relevância, periodicidade, abrangência, comparabilidade, confiabilidade e fidedignidade, inteligibilidade, transparência e acessibilidade.
Para a garantia de um processo censitário é de extrema importância a aplicação dos princípios citados acima, as informações precisam ser coletadas de forma relevante, fidedignas, confiáveis, acessíveis, e de fácil compreensão.
As informações são coletadas e enviadas por um representante da instituição cadastrado no portal, pelo Educacenso. Através dessas informações elaboram-se diagnósticos acerca do ensino no Brasil, e é possível distribuir os recursos da melhor maneira entre as instituições e prestar auxílio ás que necessitam de mais fundos.
A coleta de dados é dividida em duas etapas: sendo a primeira o preenchimento da matrícula inicial, onde ocorre a coleta de informações sobre as instituições de ensino, turmas, alunos, profissionais da educação. Já a segunda consiste no preenchimento das informações do rendimento do aluno durante o ano letivo.
Podemos concluir que o Censo Escolar é uma ferramenta indispensável para se conhecer a realidade social das escolas e da educação em nosso país. Além de expor essa realidade e permitir a visualização dos problemas, o Censo também auxilia na busca de possíveis soluções para tais problemas. É importante também a averiguação nas declarações de dados no Censo Escolar, por exemplo se realmente apresentam a realidade do município, os integrantes dos conselhos, como o do Fundeb e a população em geral podem supervisionar a realização do Censo, em cada uma das etapas da coleta dos dados.
...