CULTURA ORGANIZACIONAL
Trabalho Universitário: CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aolima • 16/11/2014 • 908 Palavras (4 Páginas) • 589 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – OSASCO
CURSO ADMINITRAÇÃO DE EMPRESAS – 6° SEMESTRE
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
EQUIPE RESPONSÁVEL PELO TRABALHO
Nome do Aluno RA
Osasco/SP – 2014.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
CASE: CULTURA ORGANIZACIONAL
- Rachel, gestora de pessoas de uma empresa de engenharia e projetos, localizada no Rio de Janeiro, estava no salão fazendo balayagem enquanto Roberta, amiga de trabalho, fazia escova progressiva. Aliás, desnecessário dizer que a conversa “rolava solta”, afinal, salão de beleza tem esta característica cultural. De repente Rachel fala a Roberta: “Beta, você acha que esta história de liderança carismática existe?”. Beta responde: “Acho que sim, apesar de nunca ter lido sobre o assunto. Por que ?” Rachel prossegui: “Porque hoje o Daniel, nosso diretor, me chamou e disse que eu tinha que mudar o meu etilo de liderança. Disse mais de uma vez que eu deveria para de conversa com as pessoas da minha unidade, ou, pelo menos, reduzir estas conversas diárias. Fechou dizendo que eu tinha de ser uma líder carismática. Beta, posso ser sincera com você ? Ele, realmente não sabe o que é uma líder carismática, pois, até onde eu sei, carisma não se aprende na escola”.
- Kim, o cabelereiro, não resistiu e se meteu na conversa, como sempre acontece com ele mesmo. “Rachel, você me perdoe, mais eu sei o que é carisma. Carisma é uma energia sua, pessoal e que leva as pessoas a acreditar em você, esteja você certa ou não. Aliás, acho que o seu superior não tem uma informação segura sobre isso, caso contrario, falaria o que eu estou falando. Eu acho que você amanhã deve conversar com ele e mostrar que liderança carismática não pode ser comprada na farmácia aqui ao lado.
- Fale sério com ele e ele intenderá. Mais saiba como falar “.
Neste momento, tome por base as posições apresentadas e diga, justificando a sua resposta, se você pensa como Kim ou como o superior de Rachel?
Com base na situação acima, nos responderíamos como Kim, mais pesquisando melhor sobre liderança carismática sabemos que quando um líder tem a carisma como uma de suas virtudes, ele inspira os colaboradores a realizar suas metas e facilita as transformações que precisam passar. Porem deve se ter cuidado com excessos, pois pode acarretar em falta de respeito dos liderados, ou até mesmo antipatia. O carisma foca muito nas emoções, o líder estimula os sentimentos do grupo que acaba por desenvolver uma relação de amizade, um coleguismo maior, facilitando as tarefas diárias e criando uma ambiente de trabalho prazeroso. O carisma é uma das condições mais importantes para se buscar em um líder, porém lembre-se, não é a única. Sendo assim o Sr. Daniel esta correto em cobrar este posicionamento da Rachel, para que no futuro próximo ela possa ser uma excelente gestora de pessoas. Ela pode sim falar com todos os colaboradores de sua unidade desde que se coloque no lugar de uma gestora que se posiciona com firmeza na hora das tomadas de decisão, assim quando tiver que cobrar algo de algum colaborador, não será acatado a sua ordem.
...