CULTURA ORGANIZACIONAL
Artigos Científicos: CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tyciane • 6/3/2015 • 403 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
RESENHA
ALUNA: TYCIANE SANTOS CAMPÊLO ALVES FREITAS MAT: 9708570
A cultura organizacional no setor público tem um forte apelo emotivo e moral já que as pessoas se associam em sua maioria pelos interesses políticos, identificação de valores e muitas vezes pelos laços de amizade.
O que o gestor não pode permitir é que esses traços culturais sejam predominantes nas avaliações de desempenho ou na escolha muitas vezes dos cargos gratificados e ou de direção.Apesar de que isso não é traço universal em todas as instituições públicas mas tende a favorecer esse indicador pela liberdade de maior expressão das idéias e opiniões, o que não vemos tão facilmente em empresas privadas mesmo nas mais evoluídas e ou mais modernas.
Existem habilidades gerencias necessárias na formação do administrador e mais especificamente do gestor público a seguir:
Perícia Técnica, seleção por concurso e provas e títulos
Gestão de equipes, interpessoalidade
Pensar Filosófico
Essas três habilidades implicam em uma atuação assertiva no qual o gestor passa a ter uma postura de liderança situacional. Dependendo da circunstância poderá acionar mais o perfil pesquisador (pericia), ou conciliador (interpessoalidade) ou inovador (filosófico).O conhecimento científico torna-se legítimo quando aplicado funcionalmente pelos seus profissionais. Na medida em que é aplicado na prática os conhecimentos das teorias administrativas mais a prática torna-se produtiva e efetiva gerando a práxis transformadora.
Existem alguns aspectos institucionais que correlacionados com as descobertas e atualizações técnicas e científicas promovem a aplicabilidade na prática da gestão de pessoas no serviço público:
Em relação ao processo de seleção: "A natureza dos processos admissionais é previstos por lei”
Em relação às funções principais do gestor no serviço público: A escolha, a avaliação e a demissão.
Em relação ao planejamento estratégico
Em relação ao Gerenciamento do Desempenho
Em relação ao Emocional e o Cognitivo da Organização
Aprendizagem Individual e Aprendizagem Organizacional
Uma mudança de cultura organizacional só acontecerá quando cada um se vê no todo, com o todo e para o todo, se permitindo a auto avaliação contínua no processo. Somente assim poderá existir uma real gestão de pessoas.
A função de gerenciamento humano por si só implica no desenvolvimento de um elenco de competências ao qual o administrador deverá habilitar-se quais sejam: competência interpessoal pericia técnica, pensar filosófico sintetizado pela palavra Assertividade
A gestão estratégica enfim é um caminho a médio e longo prazo onde o administrador deverá aliar conhecimentos e muita habilidade para sensibilizar nas pessoas o compromisso com a mudança de uma cultura muitas vezes conformista e/ou alienante.
...