CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: ATENÇÃO AO PACIENTE CRÍTICO: URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E UTI
Por: Ronaldo1602 • 24/5/2019 • Projeto de pesquisa • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 328 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
POLO DE APOIO PRESENCIAL – SOMBRIO-SC
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: ATENÇÃO AO PACIENTE CRÍTICO: URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E UTI.
EUNICE CORREA FERREIRA
RU: 2310862 TURMA: 2018/01
1. TEMA
A importância da educação continuada em acolhimento com classificação de risco, e a visão e experiência da enfermagem frente aos sinais e/ ou sintomas do paciente.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Confrontar opiniões e achados científicos a respeito da importância de um olhar holístico da enfermagem no acolhimento com classificação de risco. Pois esse olhar atento aos sinais e sintomas do paciente, é imprescindível ao classificar o paciente que necessita de atendimento imediato, um olhar atento aos sinais e sintomas do paciente, desta forma colaborando para uma conduta médica rápida e eficaz que vise a redução no risco de morte.
3. PROBLEMATIZAÇÃO
Porque o acolhimento com classificoucação de risco tounou-se um protocolo dos serviços de urgência/emergência?
Devido ao grande número de atendimentos em serviços de urgência e emergência se fez necessário a criação do acolhimento com classificação de risco. De acordo com BRASIL (2002) a portaria 2048 do Protocolo de Classificação de Risco do Ministério da Saúde (BRASIL 2002), este protocolo define uma metodologia de classificação dos pacientes de acordo com a urgência do atendimento médico. Desta forma é possível a fim de é possível classificar entre tantos pacientes que procuram as unidades de saúde, os que necessitam de atendimento imediato visando minimizar assim, sequelas permanentes e até mesmo a morte.
Os serviços de urgência/emergência têm adaptado o protocolo às necessidades de cada região, tendo em vista que a avaliação do paciente e os sinais e sintomas são dinâmicos, pois podem mudar a qualquer momento, portanto, segundo este cenário desafiador e complexo, é de extrema necessidade que os profissionais enfermeiros mantenham-se atualizados através de cursos, estudos e pesquisa quanto ao protocolo de acolhimento com classificação de risco, além do olhar da enfermagem quanto aos sinais/sintomas de cada paciente. (Não precisa referenciar este última parte, pois é uma constatação nossa, quer dizer tua, de tua própria autoria. Então tu deixa até o ponto final e apaga esta observação)
4. JUSTIFICATIVA
Devido ao aumento da demanda nos serviços de urgências, e devido ao número à quantidade de pacientes com sinais e sintomas de infarto agudo do miocárdio e AVE (Acidente Vascular Encefálico) o olhar crítico da enfermagem faz a diferença a esses pacientes podendo minimizar possíveis sequelas permanentes, se observados no momento em que o paciente chega ao acolhimento. E a partir deste primeiro contato é que o profissional de enfermagem, o enfermeiro, estabelece a avaliação de acordo com a classificação de risco, a fim de priorizar as urgências e emergências do ponto de atendimento. DevidoConstatado esta importância do trato com a vida e aos riscos de morte ao prestar atenção à saúde, é de extrema necessidade a atuzalização destes profissionais através dos protocolos de acolhimento com classificação de risco, e isso se dá através da educação continuada. Com essa ferramenta de instrução, o profissional, dominando este conteúdo, visa uma sobrevida com menos sequelas possíveis ao paciente que passe por esse evento crítico. (Não precisa referenciar este última parte, pois é uma constatação nossa, quer dizer tua, de tua própria autoria. Então tu deixa até o ponto final e apaga esta observação)
5. OBJETIVOS
Identificar falhas e/ou benefícios nos protocolos que sejam ajustadas a fim de reduzir o tempo de espera dos pacientes com sinais e sintomas críticos e que venham evoluir para piora do quadro se não forem atendidos imediatamente ou o mais breve possível, utilizando para esse fim, estudos realizados em relação a este assunto. voltados para este campo.
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para fundamentar a linha de raciocínio do estudo, serão consultados artigos científicos em base de dados confiáveis como a Biblioteca Virtual de Saúde, o portal científico Scielo, onde apresentarão estudos realizados em relação à percepção dos profissionais de saúde e usuários, onde que se comprove a importância do acolhimento com protocolo de risco e a importância da educação continuada permanente. - sendo o enfermeiro responsável pelo acolhimento É necessário consoante Camara et al (2015) que o enfermeiro detenha um conhecimento no assunto a fim de atender da melhor forma possível e classificar os pacientes de acordo com o protocolo.
...