Cadeia de Suprimentos
Tese: Cadeia de Suprimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naraholanda • 26/5/2013 • Tese • 719 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
Com o objetivo de identificar melhorias para uma empresa inserida no mercado de em uma
Distribuidora de Combustíveis, o que envolveu o mapeamento dos processos desde a compra
dos produtos até a entrega dos combustíveis aos clientes finais, bem como a realização de
entrevistas semiestruturadas junto aos gestores responsáveis pela organização. Por questões
comerciais, a empresa, que até então não possuía um gerenciamento adequado da cadeia de
suprimentos, teve seu nome verdadeiro aqui omitido e será ficticiamente chamada de empresa
“Master”
Cadeia de Suprimentos
A Supply Chain (Cadeia de Abastecimento ou Cadeia de Suprimentos) é parte essencial na vida de qualquer empresa que produza bens ou serviços. Dentre as várias definições para a Cadeia de suprimentos, destacam-se as seguintes:
1. Na visão de Kearney (1994), a Cadeia de suprimentos é uma ligação completa entre um grupo de empresas que, juntas, adquirem bens e serviços e os convertem e distribuem aos consumidores finais.
2. Para Poirier e Reiter (1996), a Cadeia de suprimentos é um sistema através do qual empresas e organizações, em rede, realizam atividades que lhe permitam entregar seus produtos e serviços para seus consumidores.
3. Segundo Chopra (2003), a Cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, diretos ou indiretamente, no atendimento a um pedido de um cliente, o que inclui não apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Constata-se, portanto, que a Supply Chain Management é um processo de gestão integrada, que, além de administrar os fluxos das informações e dos produtos, também cuida do atendimento ao cliente e da redução de custos em toda a cadeia de abastecimento (cf.SIMICHI-LEVI et al., 2000). Além disso, Wood e Zuffo (1998) destacam que não basta um fabricante ter buscado a excelência operacional se os distribuidores, os atacadistas e os varejistas continuam operando em condições precárias: diante do consumidor final, o produto (ou serviço) será, sob essas condições, penalizado pela ineficiência sistêmica da cadeia. Um dos maiores desafios do gerenciamento da cadeia de suprimentos é, de acordo com Coyle et al. (1996), manter a visibilidade dos estoques ao longo da cadeia e minimizar as incertezas que resultam em maiores níveis de estoques de segurança ou em práticas ineficientes, como compras antecipadas. Os autores defendem que o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos se baseia no cumprimento de três grandes objetivos, quais sejam:
* reconhecer e atender os requerimentos de níveis de serviço dos consumidores finais;
* decidir onde manter estoques ao longo da cadeia de suprimentos e quanto estocar em cada
ponto; e (c) desenvolver políticas e procedimentos apropriados para gerenciar a cadeia de
suprimentos como uma única entidade.
Gestão de estoques
Em razão dos altos custos associados, um fator de preocupação nos negócios corresponde ao armazenamento e à manutenção do estoque de um produto até a sua distribuição final (CHURCHILL; PETER, 2003). Nesse âmbito,
...