Caderno de Propostas - Princípios e Objetivos
Por: joseb1 • 23/4/2018 • Abstract • 23.977 Palavras (96 Páginas) • 142 Visualizações
Caderno de Propostas-Propostas
Princípios e Objetivos
A aplicação do Estatuto da Metrópole e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) deve se fundamentar nos princípios norteadores da política territorial brasileira, relativos à política territorial urbana, rural e ambiental, presentes na Constituição Federal (1988) e Estatuto da Cidade (2001): garantir a função social da cidade e a função social da propriedade, a sustentabilidade ambiental, o planejamento e a gestão democrática e a justa distribuição dos ônus e benefícios da urbanização.
O Estatuto da Metrópole avança sobre o tema do planejamento territorial metropolitano e introduz princípios de (i) Compartilhamento de decisões e/ou responsabilidades sobre as ações de promoção do desenvolvimento sustentável da RMSP, respeitada a isonomia jurídica dos entes federados que a compõem, como determina a Constituição Federal; (ii) do compartilhamento das responsabilidades entre entes federados; e (iii) da efetividade no uso dos recursos públicos. Todos eles condicionam tanto a definição das Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) e da Governança Interfederativa, quanto à própria elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado.
De acordo com essas premissas, o PDUI da RMSP tem por escopo regulamentar e direcionar as ações e políticas públicas relacionadas às Funções Públicas de Interesse Comum (FPIC) da Região. Considerando os desafios presentes no planejamento territorial da Região Metropolitana de São Paulo para o primeiro PDUI a ser elaborado, há a necessidade de priorização das FPICs a serem abordadas, que devem corresponder às questões e problemas estruturais da Metrópole.
Nesse sentido, tomando por base o elenco de Funções Públicas de Interesse Comum da Região Metropolitana de São Paulo inicialmente constante como atribuição do CDRMSP (Lei Complementar Estadual 1.139/2011), são objeto do presente Plano, as seguintes FPICs: (i) planejamento e uso do solo; (ii) transporte e sistema viário regional; (iii) habitação; (iv) saneamento ambiental; (v) meio ambiente; (vi) desenvolvimento econômico.
Tendo isso como base, o PDUI organizou-se em quatro eixos funcionais que correspondem aos problemas estruturais da metrópole:
• Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial;
• Habitação e Vulnerabilidade Social;
• Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos;
• Mobilidade, Transporte e Logística.
Esses eixos de ação devem definir as hierarquias de prioridades de programas, projetos e serviços metropolitanos, normas e diretrizes de desenvolvimento integrado da Região Metropolitana.
Nesse sentido os Princípios e Objetivos considerados no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado são:
Princípios
- Políticas públicas relacionadas à execução das FPICs
- Compartilhamento de decisões e/ou responsabilidades sobre as ações de promoção do desenvolvimento sustentável da RMSP, respeitada a isonomia jurídica dos entes federados que a compõem, como determina a Constituição Federal.
- Pactuação dos programas, projetos e serviços metropolitanos
- Articulação/integração intersetorial e interinstitucional de programas, projetos e serviços metropolitanos
- Implementação de mecanismos e instrumentos de governança metropolitana interfederativa
- Gestão participativa e democrática na implementação de processos e instrumentos de acompanhamento e/ou monitoramento dos programas, projetos e serviços do PDUI/RMSP, preservada autonomia e o interesse municipal, enquanto ente federativo, nos termos da Constituição. Federal.
- Garantir a função social da cidade e da propriedade, a sustentabilidade em sentido amplo, tais como ambiental, econômica e social, o planejamento e a gestão democráticos e a justa distribuição dos ônus e benefícios da urbanização (CF e Estatuto da Cidade)
Objetivos
- Estimular o desenvolvimento econômico da RMSP, aprofundando a competitividade mercadológica nacional e internacional da RMSP
- Reduzir a desigualdade e/ou a segregação socioeconômica e territorial entre as áreas componentes da RMSP.
- Promover a estruturação da rede de centralidades.
- Delimitar as áreas com restrições à urbanização, visando à proteção do patrimônio ambiental e/ou cultural, bem como as áreas sujeitas a controle especial pelo risco de desastres naturais (art. 12, par. 1º, inciso V do Estatuto da Metrópole).
- Arbitrar os interesses conflitantes entre a expansão urbana, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico.
- Estruturar a expansão e ocupação dos territórios servidos por eixos viários e de transporte de caráter metropolitano (transporte de média e alta capacidade), e de áreas industriais em processo de reconversão,
- Aprimorar a estrutura de governança e os mecanismos interfederativos de financiamento
O presente Caderno Preliminar de Propostas apresenta os elementos básicos que foram apresentados no âmbito das Comissões Técnicas e Comitê Executivo para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, para promover o debate com a sociedade civil sobre esse processo e fomentar o seu desenvolvimento subsequente.
Trata-se de material organizado com o intuito de subsidiar os debates sobre desafios e prioridades do desenvolvimento regional, que estão em curso desde abril de 2016. Destes derivaram propostas inseridas na Plataforma Digital do PDUI/RMSP, e, também, apresentadas em oficinas e audiências, realizadas nos municípios e sub-regiões da RMSP, com o objetivo de envolver gestores, técnicos e lideranças do setor público, no processo de formulação de diagnósticos do desenvolvimento regional, e, sobretudo, na indicação de propostas a serem analisadas no âmbito da formulação do PDUI/RMSP.
Explicita a proposta de Macrozoneamento do território da metrópole e também sistematiza um elenco de propostas preliminares definidas até o momento.
É estruturado em cinco partes: (i) Princípios, (ii) Diretrizes, (iii) Macrozoneamento e instrumentos, (iv) Estrutura de governança e sistema de fundos interfederativos e (v) Propostas preliminares de caráter metropolitano.
O Ordenamento Territorial apresentado consubstancia uma proposta preliminar de ordenamento do território da RMSP, em diferentes escalas de atuação. Identificando na escala inicial as Macrozonas propostas - Preservação Ambiental, Contenção da Urbanização, Consolidação da Urbanização e Adensamento e Diversificação - e as diretrizes gerais de uso e ocupação do solo a elas articuladas, diretrizes essas que devem ser observadas na proposição e execução de programas, projetos e ações considerados prioritários para o desenvolvimento sustentável da metrópole e a execução conjunta das Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs).
...