Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
Por: jamlima • 10/5/2018 • Resenha • 435 Palavras (2 Páginas) • 447 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho de Contabilidade
Tutor: Prof. Cláudia Basílio
EAD
2016
Estudo de Caso:
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
Referência: DAVILA, Antonio; SIMONS, Robert L. Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. HARVARD BUSINESS SCHOOL, 2000.
Nesse estudo de caso, vemos a diretoria da Café Montes Bianco, produtora e distribuidora de cafés Premium em Milão, passando por um dilema para definir o futuro da empresa.
Essa foi fundada por Mario Salvietti, avô do atual presidente, que passou décadas na América do Sul trabalhando em plantações de café, e ao voltar a Itália combinou os melhores grãos que havia encontrado. Assim, a empresa tornou-se conhecida pelos seus cafés Premium, e o conhecimento foram passando de pai para filho.
Há 3 anos a empresa havia colocado em sua produção cafés de marcas próprias para supermercados, o que a salvou de uma crise, mas o presidente tinha dúvida se deveria continuar investindo no mercado.
Durante o ano 200 a empresa teve excelente resultado, boa parte dele devido a produção de marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados na Itália, e havia muito pedido de café de varejista para Monte Bianco. Mas para atender esse mercado a empresa tinha que abrir mão de parte de sua produção Premium, devido a capacidade produtiva.
Para decidir o melhor caminho Giácomo se reuniu o Comitê Executivo, e numa discussão calorosa cada um colocou seu ponto de vista e argumentos, deixando Giácomo ainda mais confuso. Para tal mudança era preciso analisar mais fatos sobre a lucratividade, pedindo que a equipe aprofundasse seus argumentos, e analisasse os números.
Na segunda reunião, cada gerente mostrou seus dados defendendo seu ponto de vista e argumentando.
O departamento de Marketing analisou os investimentos de propaganda a diferentes preços com uma previsão de demanda do café Premium e concluiu que “o seguimento é muito volátil... o segmento de marcas próprias é muito mais estável”. Porém nesse setor deve haver comprometimento em longo prazo.
O diretor de produção concluiu através de dados levantados que a venda de marca própria diminuiria o custo de produção, além de simplificar o processo, podendo estocar o café, o que não acontece com a marca Premium.
A diretora de planejamento, através de dados levantados conclui que a produção de marcas próprias reduziria despesas com propaganda, vendas, administrativas.
Mas nenhum dos diretores pensou no fluxo de caixa, ferramenta indispensável para o planejamento financeiro de uma empresa. Somente através dele será possível por exemplo saber a empresa terá condições de honrar com seus fornecedoras em 30 dias, se haverá recebimento, através dessa ferramenta haverá como analisar melhor a saúde
...