CANTIGAS DE RODA
Por: ROSINHA3 • 27/9/2016 • Projeto de pesquisa • 4.100 Palavras (17 Páginas) • 515 Visualizações
CANTIGAS E MÚSICAS INFANTIS
Roselaine Alice Cassiano
Professor-Tutor Externo: Vali Carolina Spier
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0761) – Prática do Módulo V
26/06/2015
RESUMO
Ao ouvir músicas, parece que os sons brincam uns com os outros. Eles se juntam de uma forma tão completa que, às vezes, dá a sensação de alegria, a qual dá vontade de dançar, pular, correr e de rir, e outras com uma sensação de tristeza. Para conseguir sentir a beleza e a importância da música é preciso aprender ouvi-la. No entanto, para o professor há uma grande importância em inserir as cantigas em suas atividades, as quais trazem várias vantagens para o desenvolvimento emocional, psicomotor e cognitivo (aprendizagem). A música para a educação infantil quanto para anos finais traz benefícios tanto na ludicidade quanto no desempenho pedagógico.
Palavras-chave: música; crianças; educação infantil.
1 INTRODUÇÃO
A música é considerada uma linguagem universal, a qual está vinculada às emoções humanas, e pode ser compreendida como um meio de comunicação a qual pode transmitir sentimentos recíprocos.
Na atualidade o mundo musical está muito amplo sendo agradável ou não: barulhos de sapatos, estalando dedos, motor de carros, buzinas, etc., são considerados participantes ativos do mundo musical.
Durante a vida escolar as crianças passam por várias fazes, e desde pré- escola é usado a música na adaptação dos mesmos. Pois, a música é uma das possibilidades de expressar sentimentos e manifestar o que estão sentindo. Na educação escolar a música não visa formar cantores profissionais mas alcançar muitos objetivos socioeducativos.
2 DESENVOLVIMENTO
Cantigas de Roda é um tipo de canção popular, que está relacionada com brincadeiras de roda. Esta prática é muito comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Ocorre da seguinte maneira, forma- se um grupo com várias crianças, dão- se as mãos e canta- se uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.
Existem características que as tornam mais comum, um exemplo é a letra da música. Apresentam letra simples de memorizar, com muitas rimas e repetições, o que torna a música uma brincadeira. As letras trazem a história da vida dos animais, usando cenas fictícias, onde acontece a comparação da realidade com a ficção, essas histórias fazem com que as crianças prestem atenção, e acabam estimulando a imaginação e memória. É o caso das músicas “A barata diz que tem” e “Peixe vivo”.
O que é música? De acordo com Melo (pág 100), definir a música não é uma tarefa fácil porque, apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática. A música contém e manipula o som e o organiza no tempo.
...