Capital Humano
Pesquisas Acadêmicas: Capital Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: betovicentini • 20/9/2013 • 392 Palavras (2 Páginas) • 608 Visualizações
CONCEITO DE CAPITAL HUMANO
Segundo Theodore W. Schultz, conceito de capital humano consiste em atribuir um valor ao capital incorporado nos seres humanos, fruto da sua experiência, educação, formação e know-how. Este capital seria um factor fundamental do desenvolvimento económico diferenciado entre países. Este conceito surgiu na década de 1950. O conceito foi ainda desenvolvido e popularizado por Gary Becker e retomado, nos anos 80, pelos organismos multilaterais mais directamente ligados ao pensamento neo-liberal, na área educacional e no contexto dos desafios resultantes da reestruturação.
Utilizando uma definição literal, tem-se em Sandroni: Capital humano é o conjunto de investimentos destinados à formação educacional e profissional de determinada população. O termo é utilizado também para designar as aptidões e habilidades pessoais que permitem ao indivíduo auferir uma renda. Esse capital deriva de aptidões naturais ou adquiridas no processo de aprendizagem. Nesse sentido, o conceito de capital humano corresponde ao de capacidade de trabalho.
Becker diz que a definição de Capital Humano, é de que os indivíduos tomam a decisão de gastar em educação, treinamento, assistência médica, aperfeiçoamento ao conhecimento já existente e saúde porque levam em conta os custos e os benefícios dessa decisão.
O autor, comentando o trabalho de Schultz, explica que, além das melhorias nos ordenados e nas ocupações, os benefícios incluem a cultura e outros ganhos não monetários, sendo os custos normalmente dependentes do valor obtido mediante o tempo gasto nesse investimento, a taxa de desconto intertemporal. Becker (1993) acrescenta que o conceito de capital humano abrange também o trabalho acumulado e outros hábitos, tais como os vícios, demonstrando que a inclusão de vários tipos de comportamento nessa rubrica faz dele um poderoso e útil conceito.
Segundo Crawford, o capital humano – que significa pessoas estudadas e especializadas – é o ponto central na transformação global. Pode-se entender, a partir desta afirmação do autor, que a essência da teoria do capital humano é de quanto mais conhecimento e habilidades o ser humano adquire, maior a sua inserção no mercado de trabalho ou sua empregabilidade, melhora a produtividade e rendimentos. Neste sentido, o investimento em educação indica um aumento de renda futura, aliada ao progresso profissional e da sociedade em geral.
Para Frigotto, a Teoria do Capital Humano, investir nos indivíduos e promover o aumento de sua produtividade pode levar à mobilidade social e melhor distribuição de renda por meio da preparação adequada para o trabalho.
...