Capital Intelectual
Exames: Capital Intelectual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sumer • 11/11/2013 • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 476 Visualizações
Introdução
Hoje, na nova economia mundial, a economia do conhecimento, o ativo mais importante e valioso nas empresas é o capital intelectual, pois as habilidades deixaram de ser manuais para torna-se intelectuais, isso em qualquer setor.
O capital intelectual constitui a matéria intelectual utilizada para gerar riqueza, que é o produto do conhecimento. É difícil identificá-lo, distribuí-lo de forma eficaz. Na economia atual compramos e vendemos conhecimento, não são mais os produtos e serviços, puros e simples, nem mesmo os recursos naturais os frutos de renda da economia, mas sim a inteligência, a capacidade mental utilizada para desenvolvê-los. Todos precisam saber o que fazer com essa nova economia do conhecimento, para tanto gerenciar o capital intelectual dentro das empresas será a porta para o sucesso.
Conceito
Para STEWART, o capital intelectual corresponde ao conjunto de conhecimentos e informações, encontrados nas organizações, que agrega valor ao produto e/ou serviços.
Já para EDVINSSON e MALONE (1988, p.19), “é um capital não financeiro que representa a lacuna oculta entre o valor de mercado e o valor contábil, ou seja, é a parte invisível da empresa onde se encontram o capital humano (conhecimento, inovação e habilidade dos empregados mais os valores, a cultura e a filosofia da empresa) e o capital estrutural (formado pelos equipamentos de informática, softwares, banco de dados, patentes, marcas registradas, relacionamento com os clientes e tudo o mais na capacidade organizacional que apóia a produtividade dos empregados).
Segundo Brooking (1996 apud ANTUNES, 2000, p. 73), capital intelectual pode ser definido como “uma combinação de ativos intangíveis, frutos das mudanças nas áreas da tecnologia da informação, mídia e comunicação, que trazem benefícios intangíveis para as empresas e que capacitam seu funcionamento”.
O capital intelectual de uma empresa é aquele que está nas pessoas, que possuem talento, experiência e conhecimento criando produtos e serviços diferenciados.
Como é dividido
Stewart diz que “o capital intelectual pode ser dividido em três grandes capitais. O capital humano, o capital estrutural e o capital do cliente. Todos são intangíveis. É o intercâmbio entre eles que cria o Capital Intelectual.”
Capital Humano
É a fonte de inovação e renovação. As pessoas geram capital para a empresa através de sua competência, sua atitude e sua capacidade para inovar. É a capacidade de inovar, a que pode gerar mais valor para uma companhia.
Constitui o capital humano o conhecimento, as habilidades, a capacidade criativa e de liderança dos funcionários da empresa. São as qualidades intrínsecas ao ser humano enquanto indivíduos e, portanto, não pertencem à empresa.
Segundo Stewart “trabalhadores inteligentes trabalham de forma mais inteligente. As empresas gerenciam o capital humano de forma aleatória e o principal motivo é a dificuldade de diferenciar o custo de se remunerar os funcionários do valor de investir neles”, pois ainda se vêem as pessoas como custos e não como receitas. “O trabalho rotineiro, que exige pouca habilidade, mesmo quando feito manualmente, não gera nem emprega capital humano para a organização. Pessoa contratada – mente contratada”.
O capital humano é a seiva que alimenta a árvore, e esta seiva flui produzindo inovações e crescimento. E esse crescimento torna-se madeira maciça, parte da estrutura da árvore e é este capital alimenta a empresa de forma que passa a ser seu alicerce, e uma vez arraigado, fica como base para que a empresa ganhe cada vez mais seu espaço no mercado.
Capital ESTRUTURAL
É a estrutura organizacional formal e informal da empresa. O conjunto das tecnologias, ferramentas, processos e metodologias responsáveis pelo funcionamento do negócio. Nesta categoria se incluem os softwares e redes de comunicação, utilizados as bases de dados, os sistemas de direção e gestão, as atividades de pesquisa e desenvolvimento, os segredos de fabricação, as patentes e copyrights. Esta categoria confere qualidade, segurança, correção e ordem à empresa.
...