Capital Intelectual
Artigo: Capital Intelectual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: satiref • 20/9/2014 • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 305 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a Gestão de Recursos Humanos foi à área que mais sofreu transformações. A visão que se tem hoje é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos. Muita coisa mudou. A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da Informação.
Atualmente as empresas buscam a competência profissional através das pessoas com o objetivo de alcançar o sucesso em seus empreendimentos, visto que o conhecimento e a demanda de informações estão se tornando a principal matéria prima nas organizações.
A atividade econômica consiste na troca de conhecimentos, informações e serviços. Tornam-se fato que hoje em dia, a lucratividade das empresas é impulsionada pela capacidade da organização em gerar novas idéias, através de seu corpo funcional, identificado por diversos autores como bens intangíveis.
O conhecimento é gerado pelo ser humano, acumulado e administrado pela sociedade e operacionalizado pelo ser humano para satisfação de suas necessidades. As empresas e demais instituições, que são sociedades de pessoas com objetivos bem definidos, fazem o papel de reunir e operacionalizar especialidades do conhecimento e com isso conseguem maior eficiência para atender seus objetivos e cumprir suas missões.
As pessoas que trabalham na empresa são representadas sistematicamente pelo conceito de recursos humanos. Portanto o conhecimento retido com os recursos humanos da empresas é denominado atualmente Capital Humano.
Na constante busca pela eficiência e eficácia nas organizações, a era do conhecimento marca essa nova fase, sendo já disseminada por todo o mundo, uma vez que a evolução humana e do conhecimento estão sempre em mutação. O que realmente importa é o modo como esse conhecimento será gerenciado para proveito da organização, que certamente definirá o futuro do recurso humano e da própria organização.
2 Definição do Capital Intelectual
O capital intelectual pode ser compreendido a partir de alguns pontos de vista diferentes, conservando em sua essência o mesmo conteúdo.
Para Stewart (1998), o capital intelectual corresponde ao conjunto de conhecimentos e informações encontrados nas organizações, que agrega valor ao produto e/ou serviço, mediante a aplicação da inteligência e não do capital financeiro ao negócio, o que proporciona vantagem competitiva. Para o autor, o capital intelectual, por ser intangível, é difícil de identificado e avaliado eficazmente.
Para Edvinsson e Malone (1998), o capital intelectual é um capital não financeiro que representa o espaço oculto entre o valor de mercado e o valor contábil, assim sendo a soma do capital humano e do capital estrutural. Na ótica desses autores, entende-se como capital humano toda a capacidade, conhecimento, habilidade e experiência individual dos funcionários de uma organização para a realização de suas tarefas. Já o capital estrutural é composto pela infra-estrutura que dá suporte ao capital humano, tudo o que fica na organização, que não é levado pelos funcionários quando esses a deixam.
A definição de Brooking (1996) para capital intelectual seria uma combinação de ativos intangíveis, resultado das mudanças nas áreas de tecnologia de informação, mídia e comunicação, que trazem benefícios intangíveis para as empresas e que capacitam seu funcionamento
Capital Intelectual corresponde a um conjunto de conhecimentos e informações, encontrados nas organizações que agrega valor ao produto e ou serviço, mediante a aplicação da inteligência, e não de capital monetário, ao empreendimento.O Capital Intelectual pode ser encontrado segundo STEWART (1998) em três lugares: nos clientes, nas pessoas e nas estruturas. O capital humano é a capacidade necessária para que os indivíduos ofereçam soluções aos clientes, é a fonte da inovação e renovação.
3 ESTRUTURA DO CAPITAL INTELECTUAL
Alguns autores e especialistas em capital intelectual oferecem diferentes formas, denominações e suas divisões, mas analiticamente, focando-se uma organização, o capital intelectual é encontrado, conforme apresenta Stewart (1998), nas pessoas, nas estruturas organizacionais e nos clientes. O capital encontrado nas pessoas (capital humano) tem a capacidade de oferecer soluções aos clientes, utilizando suas habilidades, competências e experiências pessoais. O encontrado nas estruturas (capital estrutural) é a própria infra- estrutura que apóia o capital humano, envolvendo equipamentos, patentes, softwares. Capital de clientes é relacionado as interações da organizações com seu ambiente externo, clientes , fornecedores os relacionamentos com as pessoas com as quais negociam.
3.1 Capital Humano
Para os especialistas e estudiosos da área, o capital humano compreende toda a capacidade, conhecimento, habilidades experiências individuais das pessoas que compõem a organização auxiliando na busca dos objetivos, gerando, portanto, vantagem competitiva. o Capital humano é o lugar onde tudo começa sendo a fonte de inovação, onde as idéias são livres e abundantes. Como estamos vivendo na era da informação, a busca de conhecimento se torna fator primordial, e somente a habilidade humana é capaz de transformar o conhecimento em oportunidades levando a empresa a permanecer no mercado.
O capital humano é toda a capacidade, conhecimento, habilidades e experiências individuais dos trabalhadores, juntando-se aí elementos como criatividade, capacidade de trabalho em equipe e de relacionamento interpessoal, liderança, pró-atividade, competência, dentre outros. Deve-se, contudo, levar em conta a capacidade de desenvolver e reciclar os conhecimentos, compartilhando experiências individuais, criando-se assim um ambiente com expectativas de alavancagem do potencial criativo dos funcionários, transformando-se em um diferencial competitivo para a organização.
Com a nova mudança de paradigma que teve como característica a passagem da era industrial para era do conhecimento, onde a informação constitui a principal matéria prima, as pessoas com suas habilidades tornaram-se fator primordial de sucesso, dentro desse contexto
3.2 Capital Estrutural
o capital estrutural é a transformação
...