TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulo Livro Logística Verde ou Ecológica

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 16
  1. Logística Verde ou Ecológica

A logística verde estuda meios de planejar e diminuir impactos ambientais da logística comum (GOTO, 2012). Sendo que o principal objetivo instituído pela logística verde coordenar as atividades dentro da cadeia de suprimentos afim de que sejam atendidas as necessidades com o menor “custo” ambiental. Isso implica em uma nova definição de custos, além do termo puramente monetário que seria os custos externos associados a logística: alterações climáticas, poluição do ar, geração de resíduos de embalagens, degradação do solo, ruído, vibração e acidentes. (OIKO et al 2015)

Um modelo de desenvolvimento econômico baseado no capitalismo, onde promove o aumento gradativo da produção de bens de consumo, diversificando e buscando o menor custo esbarra na limitação dos recursos naturais disponíveis, pois não é compatível uma produção ilimitada de bens de consumo em uma biosfera finita e limitada.

Assim, a Logística Verde ou Ecologística é a parte da logística que se preocupa com os impactos ambientais gerados pela atividade logística. De acordo com Abdul e Khan, (2017) logística verde é um conjunto de práticas para melhorar a sustentabilidade ambiental, e minimizar os efeitos nocivos da atividade logística nas esferas sociais e ambientais sem comprometer a rentabilidade e eficiência das operações logísticas.

A sustentabilidade é um tema presente no entendimento da logística verde ou ecológica, aponta para a necessidade de governos, instituições e sociedade civil tomar decisões mais conscientes ao se tratar do desenvolvimento enconômico e suas implicações relacionadas ao meio ambiente. A sustentabilidade não implica no crescimento nulo, mas em um desenvolvimento qualitativo. Isso fica claro no conceito de Desenvolvimento Sustentável utlilizado no mundo todo que consiste no desenvolvimento capaz de garantir as necessidades do presente sem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, sejam elas financeiras, econômicas ou ambientais.

Trazendo a noção de sustentabilidadepara as organizações, ela pode ser  compreendida  em diversos processos a exemplo do  uso de matérias primas renováveis, investimentos em coisas duradouras, embalagens sustentáveis, transporte de cargas sustentáveis, uso de energias limpas, práticas que evitem gastos desnecessários, tendo como foco reduzir impactos ambientais que possam gerar escassez de recursos naturais. (CALDAS, 2018).

Feil e Schreiber (2017) sintetizam que ao refletir sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável, nos deparamos com o desfio da busca por meios de desenvolvimento que encontrem soluções para a escassez de recursos naturais e da vida humana, O desenvolvimento sustentável visa equilibrar os limites do crescimento e da demanda pelo crescimento econômico com as necessidades de desenvolvimento humano de maneira sustentável, pois a preocupação principal é com o futuro dos recursos naturais e da vida humana.

1.1 Logística e o meio ambiente

        No seu conceito inicial Logística Verde ou ainda Green Supply Chain Management – GSCM, é utilizada como um instrumento para proteção do meio ambiente contra os efeitos gerados pela atividade logística de transporte de mercadorias. O crescente consumo de energia mundial cria uma preocupação com a criação de novos projetos verdes ou sustentáveis, que gerem produtos ecologicamente corretos, um exemplo de bioenergias, teríamos o Biodiesel e o Etanol, pois produzidos oriundos de fontes renováveis seriam muito mais favoráveis ao equilíbrio do ciclo de vida ambiental, sendo o principal benefício dos biocombustíveis a redução da emissão dos gases de efeito estufa. (KHAN et al. 2018).

Para a redução dos impactos das atividades logísticas sobre o meio ambiente as organizações devem adotar políticas e tecnologias para uma produção limpa, investir no uso racional de recursos, no controle de emissões atmosféricas, na redução da geração de resíduos, com isso reduzindo impactos da atividade logística no meio ambiente. O desenvolvimento da logística respeitando o meio ambiente além de ser uma tendência econômica, visa também a responsabilidade social onde investimentos financeiros, exploração de recursos naturais e desenvolvimento tecnológico devem estar alinhados e buscando equilíbrio da visão ambiental e progresso econômico. (DONATO, 2008).

Em sua definição, impactos ambientais é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante da ação humana e que direta ou indiretamente afetem a saúde, segurança, bem-estar da população e a qualidade dos recursos naturais (BRASIL, 1986). A ciência e a tecnologia, se aplicadas corretamente podem auxiliar na redução dos impactos das atividades logísticas, a exemplo do esgotamento de recursos naturais, assoreamento de rios e córregos, contaminação da água e do solo, poluição do ar dentre outros.

Os impactos ambientais acima citados podem ocorrer em decorrência do uso indiscriminado de recursos naturais, desmatamento irregular, destinação inadequada de efluentes doméstico, sanitário e industrial; destinação inadequada de resíduos sólidos, emissões atmosféricas de poluentes e material particulado, emissão de substâncias odoríferas, emissão de ruído e vibrações. (DONATO, 2008).

A relação entre logística e demanda de energia é umtema amplamente discutido no processo Supply Chain Management (SCM), visando a sustentabilidadea logística precisa de fontes renováveis ​​de energia para reduzir o efeito nocivo das atividades logísticas globais sobre o meio ambiente.  A logística Verde visa também a sustentabilidade ambiental, preocupa-se com a redução no uso de recursos naturais empregados nos processos, redução no uso de energia, redução de resíduos e emissões de dióxido de carbono- CO2. Entre os problemas ambientais gerados pelos processos logísticos destaca-se o dióxido de carbono, que entra na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis (carvão, gás natural e petróleo), contribuindo com o efeito estufa e consequentemente o aumento da temperatura da Terra.

A revolução Industrial inegavelmente gerou as principais causas dos problemas ambientais, as práticas de logística verde são capazes de contribuírem para a reduções dos efeitos das emissões de gases nocivos ao meio ambiente (Savita et al.,2012). No entanto, por se tratar de um tema recente, há uma confusão conceitual no que se refere a logística verde e reversa, por isso, o próximo tópico se dedica ao esclarecimento do entendimento das duas temáticas.

1.2 A logística verde e a reversa

Existem várias definições de logística reversa, entre elas, Fleischmann et al. (1997) que define logística reversa como processo que engloba desde produtos usados, não mais requeridos pelo mercado até produtos que podem ser reutilizados pelo mercado. Dowlatshahi (2000, apud Sbihie Eglese 2007) explica logística reversa como um processo em que um fabricante recebe produtos ou peças total ou parcialmente, anteriormente expedidos para reciclagem, remanufatura ou descarte adequado.Dekker et al. (2004),definem como processo de planejamento e implementação e controle do fluxo reverso de matéria prima, estoques em processamento, embalagens e produtos acabados de um ponto de fabricação, distribuição ou utilização a um ponto de recuperação ou ponto de descarte adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com