Características da Organização PERDIGÃO
Por: carlos.ferrao • 8/12/2016 • Trabalho acadêmico • 2.759 Palavras (12 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
3. ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
3.1 Características da Organização PERDIGÃO
3.1.1. Missão
3.1.2. Visão
3.1.3. Valores
3.1.4. Eficiência Logística
4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
4.1. Vantagens
4.2. Desvantagens
5. EMPREENDEDORISMO
6. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
7. FATORES ECONOMICOS
8. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO 1 – Empresa Perdigão
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo a Empresa Perdigão, buscando entender qual a forma utilizada para redesenhar a Operação Logística de sua cadeia de suprimentos, na tentativa de reduzir custos logísticos. Identificará as ferramentas utilizadas para otimizar a sua eficiência logística, seus sistemas tecnológicos, perfil empreendedor, códigos de ética dentro da empresa e seus fatores econômicos na modelagem da cadeia de suprimentos.
Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas se vêem obrigadas a traçar metas em busca de uma melhoria constante para poder chegar com um produto de qualidade e com um custo baixo até seu cliente final. Por este motivo, vamos entender quais os meios tem sido adotados pela Empresa Perdigão para que seus objetivos sejam alcançados.
- TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
As teorias administrativas surgiram com o intuito de, através das práticas administrativas, ajudar a empresa na tomada de decisões sobre os recursos disponíveis e no alcance de seus objetivos. Devido ao crescimento acelerado e desorganizado, muitas empresas estavam enfrentando dificuldades em seu processo produtivo, como por exemplo, a ineficiência, o despreparo dos funcionários na realização do trabalho e utilização de métodos e técnicas ultrapassados.
A Teoria Clássica foi desenvolvida por Frederick Winslow Taylor, que tinha como objetivo reduzir o trabalho realizado pelos operários e aumentar a eficiência da empresa. Henry Fayol foi o fundador da administração clássica e acreditava que a administração deveria ser vista como uma atividade que esta atribuída a tudo que se relaciona às pessoas. Para Fayol uma empresa consiste em tomar decisões, definir objetivos e metas aos seus colabores, e cada indivíduo compreenda exatamente a sua função.
Através da teoria das relações humanas, percebeu-se a importância do homem para a empresa. Também, passou-se a dar mais importância àquilo que o homem sentia e pensava, pois, esses fatores, influenciam por um lado negativo e positivo no processo produtivo individual ou em grupo. Percebeu-se então que os fatores físicos e comportamentais são importantes, mas os fatores psicológicos e emocionais têm maior importância.
A Teoria Comportamental surgiu com o intuito de estudar o comportamento humano. De acordo com Maximiano (2000) e Caravantes (1998) uma necessidade precisa ser atendida antes que a seguinte se manifeste, pois, caso a necessidade não seja plenamente atendida, a pessoa ficará estacionada naquele nível de motivação e somente após seu atendimento, o indivíduo estará motivado pela ordem seguinte de necessidade.
Além das necessidades de compreender o comportamento humano, Douglas McGregor propôs duas opiniões distintas sobre a natureza do ser humano, uma opinião negativa, chamada teoria x, e positiva chamada teoria y. A teoria X percebe que as pessoas têm aversão ao trabalho, apesar de verem como uma necessidade de sobrevivência, pois constantemente resistem às mudanças que ocorrem nas organizações. Já a teoria Y se baseia em princípios atuais e sem preconceito à natureza, onde as pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento e capacidade de assumir responsabilidade.
- ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
3.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO PERDIGÃO
A empresa Perdigão (Anexo 1) é uma das maiores companhias de alimentos da América Latina. Fundada em 1934, em Videira (Santa Catarina), a empresa opera com cerca de 4.000 funcionários, possuindo unidades em cinco estados brasileiros, além de estar presente em mais de 100 países. A Companhia atua no abate de aves, suínos e bovinos, no processamento de produtos industrializados, embalados e congelados, abrangendo mais de 400 produtos.
A Organização entrou no mercado de lácteos com a aquisição do controle acionário da Batavo, que ingressou no segmento de pet food, com o lançamento de sua nova divisão de negócio, a Essencial Pet CARE. Possui hoje 16 unidades industriais de carne, duas processadoras de soja, 6 fábricas de ração e 17 centros de distribuição. Com permanente visão do futuro, a Perdigão nos últimos 10 anos, vem registrando um crescimento médio de 20% em faturamento, 28% em lucro líquido e criou em média 2,4 milhões de empregos ao ano.
...