Cargos E Slario
Dissertações: Cargos E Slario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 31214 • 25/3/2014 • 3.262 Palavras (14 Páginas) • 195 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS.
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Educação do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial
Novembro-2013
SUMÁRIO
ETAPA 01....................................................................................Página 04
ETAPA 02....................................................................................Página 08
ETAPA 03...................................................................................Página 09
ETAPA 04 ..................................................................................Página 12
CONCLUSÃO..............................................................................Página 14
BIBLIOGRAFIA..........................................................................Página 14
Resumo
Em meio a um mundo globalizado e competitivo, as empresas precisam se empenhar para manter e contratar pessoas capazes de agregar valor à organização. Sendo assim, o primeiro passo para que se realize uma gestão eficaz de pessoas é a criação de uma estrutura a qual possibilite que os funcionários se adaptem nos cargos certos e tenham uma remuneração justa. Este projeto busca abordar a contribuição de um plano de cargos e salários na gestão dos recursos humanos de uma prestadora de serviços no ramo imobiliário.
Abstract
Amid aglobalizedand competitive world, companies need tostriveto maintainand hirepeople who canadd valueto the organization.Thus,the first step inconducting aneffectivepeople managementis to createa structurewhichenablesemployees toadaptin the right positionsandhave a fairremuneration.Thisproject seeks toaddress thecontribution of aplan for jobsandwagesin the managementof human resourcesof aservice provider in thereal estate business.
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS
ETAPA 01
A palavra motivo vem do latim motivus que significa aquilo que se movimenta, que se move, faz andar. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma tendência, a um comportamento específico.
Considerando as teorias motivacionais modernas, dentro da Teoria Bahaviorista, que podemos considerar um aperfeiçoamento da Teoria das Relações Humanas, encontramos duas teorias que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a "Hierarquia das Necessidades", de Maslow, e os "Fatores de Higiene-Motivação", de Herzberg.
Associando a teoria de Maslow e Herzberg à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, é o pano de fundo, podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas.
Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim. O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização são necessários planos adequados de Recursos Humanos. Sabemos que salário não é o único componente remuneratório de contraprestação do trabalho. Existem também os benefícios, que acabam se somando e compondo a chamada remuneração, bem como poderão existir outras verbas de crédito como, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificações etc.
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas pessoas, ou até mesmo nenhuma, buscam reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.
O comportamento humano, neste contexto, foi objeto de análise pelo próprio Taylor, quando enunciava os princípios da Administração Científica. A diferença entre Taylor e Maslow é que o primeiro somente enxergou as necessidades básicas como elemento motivacional, enquanto o segundo percebeu que o indivíduo não sente única e exclusivamente necessidade financeira.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas ou básicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).
De conformidade com Maslow os 5 níveis a serem "escalados" por um ser humano, segundo Maslow, são:
• Atender as necessidades básicas ou fisiológicas
• Atender as necessidades de segurança
• Atender as necessidades Sociais ou de associação
• Atender as necessidades de Status ou Auto Estima
• Atender as necessidades de Auto-Realização
Explicamos os níveis “escalados”, a saber:
O modelo da Hierarquia de Necessidades de Maslow foi desenvolvido entre 1943-1945 e publicado pela primeira vez em 1954 em Motivation
...