Carl Menger
Pesquisas Acadêmicas: Carl Menger. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NAINAII • 11/9/2014 • 542 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
Carl Menger
A teoria do valor de Menger
Menger baseou sua teoria no conceito de utilidade e não usou a matemática ao formular sua teoria. Sua exposição sobre a utilidade marginal decrescente e o equilíbrio das utilidades marginais é representada em uma tabela que mostra os valores da utilidade marginal para vários números de unidades de dez mercadorias, os números abaixo de cada coluna representam adições à satisfação total resultante do aumento de consumo da mercadoria especificada, um exemplo é alimento esse item seria mais importante para utilidade da pessoa então fica na primeira unidade e sua utilidade será 10 se outra unidade de alimento fosse consumida sua utilidade seria 9, necessidades menos urgentes tem menos utilidade para pessoa.
Menger chegou a uma conclusão interessante com base na sua tabela se uma pessoa pudesse suportar apenas sete unidades de alimento o indivíduo satisfaria somente essas necessidades alimentares que variam entre 10 e 4 unidades de utilidade marginal. As outras necessidades alimentícias, entre 3 e 1, ainda não seriam satisfeitas. A utilidade das sete unidades de alimento para essa pessoa seria 28 (4 X 7), a utilidade marginal da última unidade vezes o número de unidades isso porque todas as unidades são semelhantes então, cada uma possui a mesma utilidade que a unidade marginal. Se uma pessoa tivesse somente uma unidade de alimento por dia, seu estado de quase fome atribuiria um alto nivel de utilidade a essa unidade. Mas, se a pessoa tivesse sete unidades, nenhuma unidade de alimento lhe daria mais satisfação do que a unidade marginal.
Assim, Menger comparou o valor da troca com a utilidade total, para ele 5 unidades de alimento tem uma maior satisfação para o individuo do que 10 unidades, Menger diria que uma pequena colheita de uma unidades de alimento pode ser mais satisfatória para os consumidores do que uma grande colheita. A colheita menor produziria mais dinheiro do que a maior colheita.
A teoria da imputação
A ideia de imputação está relacionada com preços. Os conceitos de utilidade marginal e total referem-se a carências do consumidor, portanto, aplicam-se a bens e serviços do consumidor.
Menger em sua teoria afirmava que alguns itens produziam satisfação aos consumidores de forma indireta ajudando a produzir algo que satisfaça a necessidade do consumidor de uma forma direta. Os fatores de produção recebem valores de uso que determinam seu valor de troca. O valor atual dos meios de produção é igual ao valor esperado dos bens de consumo que serão produzidos, com duas retenções: a margem subtraída "para o valor dos serviços de capital" e uma recompensa para a atividade de lucro.
Dizia ele que, não pode explicar o valor dos serviços da terra, o valor dos serviços de mão-de-obra. Ao contrario, o valor dos bens utilizados na produção deve, sem exceção, ser determinado pelo valor esperado dos bens de consumo que eles ajudam a produzir. Menger negava que o preço da mão-de-obra fosse determinado pelo custo da subsistência para o trabalhador e sua família. Os preços dos serviços de mão-de-obra, assim como os preços de todos os outros bens, são determinados por seu valor.
...