Casas Bahia gestão financeira
Por: PriscilaSandy • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.811 Palavras (20 Páginas) • 496 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 A EMPRESA 5
2.1 Identificação da empresa 5
2.2 Descrição da empresa 6
3 PLANO DE NEGÓCIOS 8
3.1 Análise de Estratégia 8
3.2 Análise de Mercado 9
3.3 Planos de Marketing 10
3.4 Planos de Recusos Humanos 11
3.5 Plano Financeiro 11
4 ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL 13
4.1 Ética 13
4.2 Ética, Direito e Moral como condutores da execução dos negócios. 13
5 CRÉDITO E COBRANÇA 14
5.2 Definição da Política de Crédito e Cobrança 14
5.3 Conhecimentos das funções e cronogramas financeiros 15
5.4 Análise de Relatórios Bancários 17
5.5 Critérios para Negociação 18
5.6 Operações Financeiras: Legislação e Normas Regulamentadoras 18
5.7 Sistema de crédito e Cobrança 19
5.8 Políticas de Concessão 19
5.9 Tecnologias de informática existentes para crédito e cobrança 19
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vem por meio de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Plano de Negócios, Crédito e Cobrança e Ética e Legislação Trabalhista Empresarial, apresentadas durante o curso de Tecnologia de Gestão Financeira.
A pesquisa foi realizada em uma empresa denominada “Casas Bahia”.
As “Casas Bahia” não segue tendências e modismos, ao contrário, segue até hoje a cartilha de seu fundador. Nas Casas Bahia, o slogan “Dedicação Total a Você” se aplica aos dois lados da moeda: clientes e colaboradores.
Samuel Klein fundador das Casas Bahia começou seu negócio visando a classes mais pobres da sociedade, porem seu sucesso foi tanto que conquistou até mesmo a classe mais rica, isso tudo graças a facilidade de pagamento, o famoso “crediário”, tão comum parar alguns brasileiros pois
2 A EMPRESA
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Vamos agora conhecer um pouco da história da empresa Casas Bahia.
Fundada em 1952, em São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, pelo imigrante polonês Samuel Klein, a Casas Bahia se tornou a melhor em comércio, varejista em móveis e eletrodomésticos do Brasil.
As “Casas Bahia” se tornou referência em todo o país, em rede de varejo, e é prova de que apostar em consumidores de baixa renda compensa muito. Por trás de todo o crescimento da
Rede está a historia de Samuel Klein, que elaborou toda a política de crédito e de relacionamento com familiares e dedicação para a população menos favorecida do Brasil.
Em 1952 quando chegou ao Brasil, o presidente da época era Juscelino Kubitschek, que havia autorizado as empresas automobilísticas a instalarem em São Paulo suas montadoras, para isso precisavam de mão de obra.
Vieram muitas pessoas do norte e nordeste do país (região muito quente) à procura de trabalho em São Paulo (região mais fria), com isso o Samuel teve a ideia de vender cobertores para essas pessoas de baixa renda. Durante cinco anos Samuel vendeu de porta em porta até que em 1957 abriu sua primeira loja em São Caetano do Sul e a chamou de Casas Bahia, em homenagem aos imigrantes nordestinos.
Com o aumento de variedade de produtos não demorou muito para aumentar a quantidade de
Clientes, tornando-se especialista em lidar com as classes C e D no Brasil. A sua habilidade.
Em entender os hábitos de compra dos clientes de baixa renda resultou em um modelo de negócios único no que diz ao varejo.
Com esse foco manteve o padrão de qualidade e o controle absoluto de todo o processo de logística da empresa, ele tinha a visão de que a venda não termina quando o cliente deixa a loja, portanto, era fundamental que se tivesse o controle de todo o para que se procedimento de entregue para que o mesmo fosse perfeito.
Toda a gestão da empresa é feita em tempo real por meio de um programa desenvolvido especialmente pelas “Casas Bahia”, para monitoramento de vendas, faturamento, produtos, repositores de mercadorias, controle de entregas, entre outras atividades.
2.2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Com 60 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia, com mais de 56 mil colaboradores, tem mais de 500 filais e presença em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, MS, MT, TO, ES, BA, SE e CE), além do Distrito Federal.
A marca Casas Bahia, constantemente citada em pesquisas de lembrança de marca como o mais presente na mente dos brasileiros, abrange, por dia, cerca 54.1 milhões de domicílios com TV, anunciando em sete emissoras de TV aberta e, também, em 11 canais por assinatura. Além disso, complementam e reforçam o seu plano de mídia outras 548 emissoras de rádio, 116 jornais e diversas modalidades de mídia out-desligado-home (Outdoor, mobiliário urbano, abusador, taxador, propaganda aérea, TV Minuto (Metrô), Painel Metro, Painel Trem, TV em ônibus).
Novas mídias engrossam, ano a ano, o escopo publicitário da rede, como a inserção de novas emissoras de TV a cabo e ações inéditas na web.
Em 2011 foram produzidos mais de 22 mil anúncios para jornal; outros 280 para revista; cerca de dois mil filmes (hard selo, institucionais e de ações especiais) e mais de 1,5 milhão de inserções em rádio.
Tecnologia de ponta - A Casas Bahia é benchmark em tecnologia da informação no varejo. As instalações do Centro de Tecnologia da empresa, localizado no complexo da matriz, em São Caetano do Sul, têm classificação de disponibilidade nível 3, de acordo com o IBM Real Estante Engineering Group, ou
...