Casas Soberba
Monografias: Casas Soberba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 03102009 • 23/5/2014 • 522 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
Na busca da recuperação da empresa “Casas Soberba” deve implantar um “modelo Espiral” do conhecimento, valorizando o capital intelectual dos colaboradores, estimulando a inovação por meio os insight criativos, utilizando o processo de transformação do conhecimento SECI.
Os fatores para criação do conhecimento na nova gestão da Casas Soberba serão: intenção, contexto, incutir uma visão de mudança e mobilizar ativistas, autonomia, gerir conversações, disseminar mudanças e barreiras individuais, com as ferramentas de registros de lições aprendidas, banco de melhoras praticas, storytelling e paginas amarelas com uma combinação de arquitetura modular e integral.
A mudança de como enxergar a empresa por parte de todos colaboradores, supervisores, gerentes e executivos da empresa, com foco em utilizar a gestão do Conhecimento a fim de tornar a Casas Soberba líder em inovação, valorizando o ativo intangível com visão no capital intelectual, e desenvolvimento de ideias, com inter-relação entre todos setores, buscanco com isso o desenvolvimento da empresa em um todo, almejando a inauguração de novas filiais com em mesmo padrão de serviços e produtos novas atendendo de imediato a necessidade do cliente.
Os procedimentos para construir e recuperar a Casas Soberba, tornando-a uma empresa que aprende com o domínio pessoal, visão compartilhadas, aprendizados em equipe e pensamento sistêmico, para desenvolver o capital intelectual transformando informações em conhecimento, capitando o conhecimento tácito com as experiências ao longo do tempo de empresa que existe na cabeça dos funcionários, transformando-os em conhecimento explícitos em registros, documentos para divulgar em tempo real a todos envolvidos nos respectivos processos, e no modelo espiral do conhecimento, constantemente utilizar o ciclo, socialização, Externalização, Combinação e Internalização, com ênfase em uma ferramenta para externar um conceito, que é o: Olhar, Ver, Imaginar e Mostrar.
Com base no relatório apresentado anteriormente para outra empresa de consultoria, visualiza gerentes que não tomam decisões criativas, esperando sempre um posicionamento dos executivos, que não aceitam ideias ou mudanças, criticando e punindo projetos fracassados.
Para mudar esse cenário e promover a captação do conhecimento, explorando o capital intelectual já existente na empresa, todos devem ser estimulados a alcançar as metas em seus respectivos setores, com a liberdade de criação em grupo de novos procedimentos, sempre permitindo o dialogo e discussão entre as pessoas envolvidas direta ou indiretamente ao processo, sempre enxergando a organização como um sistema integrado.
Ao nascer um “insight criativo” dessas estimulações dentro dos setores, terá que iniciar uma transformação do conhecimento tácito para um conhecimento explicito por meio do processe SECI. Socialização – com o acompanhamento do seu superior será iniciado
1 Considerações finais: O conteúdo do assunto em questão é de grande importância para vida profissional em várias áreas do empreendedorismo em geral em sua gestão do conhecimento. Com um forte poder de impacto que sendo bem aplicado terá grande valia em mudanças importantes e radicais nas empresas, que com certeza será sempre uma instituição inovadora, pois sempre
...