Caso abacaxi - Um caso interessante de avaliação de desempenho
Artigo: Caso abacaxi - Um caso interessante de avaliação de desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antoniomarcostj • 1/9/2014 • Artigo • 398 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Caso abacaxi - Um caso interessante de avaliação de desempenho
O José chega para o chefe e lhe questiona o motivo do seu colega de trabalho, o Manoel, ganhar mais que ele, que é mais antigo na empresa e melhor graduado.
O chefe, distraidamente, não lhe responde e lhe atribui uma atividade:
__ José, vou pensar, mas antes de lhe responder, quero que você vá ao sacolão mais próximo e veja se tem abacaxi e quanto custa. Amanhã vou oferecer um café para 10 clientes e quero uma mesa farta.
O José volta meia hora depois e diz para o chefe: “- Tem sim, e o preço é: três por R$5,00".
Ao mesmo tempo e ainda sem dar a resposta para o José, o chefe chama o Manoel e lhe diz:
_ “-quero que você vá ao sacolão mais próximo e veja se tem abacaxi e quanto custa. Amanhã vou oferecer um café para 10 clientes e quero uma mesa farta".
O Manoel deixa a sala com o José observando-o de soslaio e vai fazer o que o chefe lhe pediu.
Enquanto isso, o chefe atende alguns telefonemas e deixa o José ao seu lado aguardando um tempinho para voltarem à conversa iniciada.
Meia hora depois volta o Manoel que fala para o Chefe:
_ “Aqui está uma lista. Tem o abacaxi de 3 por R$5,00. Mas também tem laranjas, bananas, morangos, melancia, Kiwi, etc. O preço está adiante de cada fruta. Fiz os cálculos considerando um café para cerca de 15 pessoas, tendo-se em vista os 10 clientes, o senhor, o seu assessor e mais algum convidado. Verifiquei as frutas da estação. E o melhor será uma cesta com o seguinte cardápio... Deu a lista completa com a descrição dos itens e os melhores preços.
O chefe pegou a lista, dispensou o Manoel da sua sala e, imediatamente, perguntou ao José:
_" Bom, José, desculpe-me a interrupção, mas vamos voltar ao assunto. Do que mesmo estávamos falando?
O José, que assistiu a tudo com ar encabulado, olha sem graça para o chefe e lhe diz: _ Ah, nada não! Não era nada importante. Vou voltar para a minha sala".
Moral da estória. Antes de pedir aumento ou de cumprir suas atividades, pense no seu grau de desempenho. Pense no quão eficiente você é e poderia ser. Veja que há pessoas proativas, determinadas e capazes de autogestão do seu lado.
...