Ciclo Cardiaco
Artigo: Ciclo Cardiaco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniel769 • 16/10/2013 • 319 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
O ciclo cardíaco
Período cardíaco completo entre batimentos cardíacos, consistindo de contração e relaxamento de ambos os átrios e ventrículos.
A cavidade interna do coração é dividida em quatro câmaras, átrio direito ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. O sangue venoso da circulação sistêmica, cujo teor em oxigênio é relativamente baixo e alto em dióxido de carbono, entra no átrio direito através da veia cava superior e da veia cava inferior. O sangue flui através da valva tricúspide para o ventrículo direito. Do ventrículo direito passa através da valva do tronco pulmonar para artérias pulmonares que conduzem o sangue para os pulmões. Do átrio esquerdo, o sangue flui da valva mitral para o ventrículo esquerdo e em seguida, através da valva semilunar da aorta para a parte ascendente da aorta sangue rica em oxigênio circulando pela aorta é distribuído para as parte do corpo através da circulação sistêmica.
Diástole
O período de relaxamento começa no fim de um ciclo cardíaco, quando as a relaxar câmaras começam a relaxar.
Sístole
Sístole é fase de contração do músculo cardíaco, temos a sístole atrial que impulsiona sangue para os ventrículos. Assim as valvas atrioventriculares estão abertas à passagem de sangue e a pulmonar e a aórtica está fechada. Na sístole ventricular as valvas atrioventriculares estão fechadas e as semilunares abertas à passagem de sangue.
Marca-passo Natural
O complexo estimulante inclui vários componentes. Primeira parte do complexo estimulante é o nó sinoatrial, que está localizado na parede posterior do átrio direito, próximo á desembocadura da veia cava superior. Sem nenhuma estimulação nervosa, o nó sinoatrial inicia ritmicamente os impulsos, por volta de 70 a 80 vezes por minuto é chamado de marca passo do coração porque é ele que determina o ritmo básico dos batimentos cardíacos. Os impulsos do nó propagam-se rapidamente através dos átrios, levando-os a contração simultânea. Ao mesmo tempo, os impulsos alcançam a segunda parte do complexo estimulante.
...