Ciclo PDCA
Pesquisas Acadêmicas: Ciclo PDCA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saimoniv • 3/6/2014 • 542 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
CICLO PDCA
O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. Este sistema foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente divulgado por Willian E. Deming e, assim como a filosofia KAISEN, tem como foco principal a melhoria continua. Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio.
Figura 1: Ciclo PDCA
O ciclo PDCA tem como estagio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. (Veja foto acima).
O esquema mostra as quatro etapas básicas do ciclo PDCA:
• P = Plan (planejamento): Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Por fim o gestor deve definir um plano de ação eficiente.
• D = Do (fazer, execução): Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.
• C = Check (checagem, verificação): Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejamento, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos.
• A = Act (ação): Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação e melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre à correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.
A não execução de uma das etapas do ciclo pode comprometer seriamente o processo de melhoria contínua. Por este motivo, a ferramenta apresentada aqui deve ser encarada como um processo contínuo em busca da qualidade máxima requerida por um procedimento ou produto.
EXEMPLO DE APLICAÇÃO DO CICLO PDCA
Identificando o problema, metas devem ser estabelecidas, dessas metas temos dois tipo: as para manter e as para melhorar. Metas para manter são aquelas que se transformarão em procedimento padrão da empresa; como por exemplo, atender ao telefone sempre antes de X toques; responder emails dentro de 24 horas; usar equipamentos de segurança. São elas que padronizam o serviço e fazem com que aquele ponto deficitário seja corrigido. Eventualmente essas metas, esses padrões podem ser mudados, conforme analisado no contexto da empresa.
Já as metas para melhorar são aquelas que prestam a atingir novos resultados dentro da empresa; são elas que modificam a maneira de se trabalhar, como por exemplo, aumentar a produtividade em
...