Ciclo PDCA
Dissertações: Ciclo PDCA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RaissaRamiro • 30/10/2014 • 2.749 Palavras (11 Páginas) • 275 Visualizações
Ciclo PDCA
PDCA, a ferramenta
Entenda o ciclo de quatro passos para alcançar a qualidade exigida pela ISO 9001 nos processos da empresa
Manter padrão e qualidade não é um diferencial que uma empresa pode oferecer, mas sim a maneira desta empresa se manter competitiva e ascendente no mercado. Depois de ter entendido o valor do investimento no padrão de qualidade, a empresa precisa fazer a transição para um estilo de administração focado na qualidade.
Para isso, devem adequar seus processos aos padrões internacionais, como os estabelecidos pela ISO, por exemplo. Mas, por onde começar?
Uma das maneiras de realizar a análise dos processos e alterá-los de acordo com as normas internacionais de qualidade é um procedimento de quatro passos chamado ciclo PDCA. A sigla vem do Inglês: Plan, Do, Check, Act (Planejar, Executar, Verificar e Agir). O próprio nome descreve as etapas que as empresas devem que realizar para adequar os processos.
O PDCA se tornou popular depois de utilizado pelo consultor norte-americano William Edwards Deming(1900-1993), considerado por muitos o pai do controle de qualidade. “Você pode esperar o que você inspeciona”, disse certa vez, ao enfatizar a importância de analisar e testar os processos para prever os resultados.
Planejamento (plan)
O planejamento começa com o estabelecimento dos objetivos para alcançar os resultados esperados. Para isso, a análise dos processos deve ser realizada com o levantamento dos dados e do fluxo dos processos vigentes.
Execução (do)
Depois de planejar os processos e estabelecer os objetivos, é preciso executar as mudanças; isto é, colocar em prática os processos estabelecidos no planejamento. Para garantir que a execução seja bem sucedida, todos os envolvidos devem passar por treinamento.
Verificação (check)
Na etapa da verificação, é preciso checar se as alterações executadas nos processos surtiram o efeito desejado. É como a primeira avaliação depois da mudança ter sido colocada em prática para verificar se o resultado foi atingido.
Se os resultados estiverem dentro do padrão estabelecido, isso quer dizer que os objetivos foram alcançados. Caso contrário é preciso propor novos objetivos, também como novas metas.
Ação (act)
A etapa da ação é aquela na qual a mudança dos processos é colocada novamente em prática, depois de serem checadas na etapa da verificação. Se os resultados planejados não foram alcançados com a verificação, a mudança deve ser aplicada.
Na etapa da Ação é preciso rever todos os passos do PDCA (planejamento, execução, verificação e ação) emodificar o processo para melhorá-lo antes de colocá-lo em prática novamente.
Nem sempre o objetivo é alcançado na primeira aplicação das mudanças nos processos. Por isso, é preciso identificar a causa, realizar executar as correções necessárias nos procedimentos e realizar treinamentos. Isso faz do PDCA um ciclo que tem o objetivo de melhorar e manter a qualidade dos processos dentro de uma empresa.
A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.
O que está na ISO 14001:
• Requisitos gerais
• Política ambiental
• Planejamento da implementação e operação
• Verificação e ação corretiva
• Análise crítica pela administração
Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seu negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação. O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua. O BSI pode periodicamente auditar o sistema e, caso conforme, certificar a sua companhia na ISO 14001.
Para quem ela é relevante?
Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriunda de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.
Então, a ISO 14001 é relevante para todas as organizações, incluindo desde:
• Sites únicos até grandes companhias multinacionais
• Companhias de alto risco até organizações de serviço de baixo risco
• Indústrias de manufatura, de processo e de serviço; incluindo governos locais
• Todos os setores da indústria incluindo setores públicos e privados
• Montadoras e seus fornecedores
ISO e a Relação com o ciclo PDCA
Quais os tipos do ISO e sua vantagens ?
A ISO 9000 (NB-9000) orienta quanto à seleção e use da norma mais adequada de garantia de qualidade. A característica mais arcante da ISO 9000 no gerenciamento não é apenas fornecer automaticamente controles para assegurar qualidade da produção e expedição, mas também reduzir desperdício, tempo de paralisação da máquina e ineficiência da mão-de-obra , provocando, pôr conseguinte, aumento de produtividade.
A ISO 9001 (NB-9001) é a norma mais completa e abrangente. Destina-se a empresas que precisam assegurar a seus clientes que a conformidade às exigências especificadas é atendida por todo ciclo, coma engenharia de projetos, desenvolvimento de produtos, produção, instalação, assistência técnica e manutenção pós-venda. Ela se aplica particularmente a contratos que exigem especificamente projeto e em que às exigências do produto são estabelecidas em termos de desempenho (rapidez, capacidade
...