TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos longos

Tese: Ciclos longos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclos longos – são os ciclos que duram mais de 10 anos. Muitas vezes são batizados com o nome dos pesquisadores que os estudaram:

• 7-11 anos - ciclos de investimento, estudado por Juglar Clemente;

• 15-25 anos - ciclos de investimento em infra-estrutura, estudado por Simon Kuznets;

• 45-60 anos - ciclos de Kondratiev;

• 200 anos – ciclos de Forrester.

Os ciclos econômicos variam na duração, na intensidade do mínimo e abrangência do máximo e na duração das fases. Na economia moderna se verifica a suavização das flutuações econômicas. Os períodos entres as crises são cada vez maiores, ao mesmo tempo que a sua intensidade e impacto negativo vai diminuindo. A crise está cada vez mais sendo substituída por uma forma mais branda de declínio: a recessão.

Além do ciclo econômico, existem outros factores que influenciam o estado da economia. Os mais importantes deles são as tendências a longo prazo e as oscilações sazonais. A influência das oscilações sazonais é notória em determinados períodos do ano, como, por exemplo, em vésperas do Natal ou Páscoa, quando a atividade comercial aumenta drasticamente. As oscilações sazonais fazem se sentir também em ramos industriais, como o automobilístico, a agricultura e a construção civil. Tendências que se formaram ao longo de séculos determinam a diminuição ou aumento dos ritmos do crescimento econômico a longo prazo.

Muitas vezes, o ciclo económico se encontra ligado à alteração do volume da produção. Os especialistas acreditam que o nível da produção, expressa no PIB, é o indicador mais fiável do estado econômico de um país. É importante notar que a fase de recuperação se caracteriza não tanto pelo crescimento do PIB, quanto pela taxa deste crescimento. Taxas de crescimento negativo do PIB nos últimos seis meses são um sinal claro de recessão na economia. Taxas altas, pelo contrário, mostram como está forte a recuperação económica do país.

Os ciclos da atividade econômica pertencem aos ciclos econômicos de 10 anos de duração. Eles acontecem no background de ciclos de 50-60 anos. Estes ciclos maiores são chamados de ciclos de Kondratiev, em nome do economista russo que os descobriu. Os grandes ciclos são constituídos por duas ondas de flutuação da conjuntura econômica: a descendente e a ascendente. O período de duração de cada um pode ir até aos 30 anos. O progresso técnico e as alterações estruturais da produção formam a base dos grandes ciclos de crescimento econômico. A quinta onda do ciclo de Kondratiev é a de transição para a sociedade pós-industrial dos países desenvolvidos. A sua fase de recuperação está relacionada com a reestruturação da estrutura econômica na base da tecnologia de ponta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com