Cidadania
Artigos Científicos: Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caluza • 26/4/2014 • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 1.392 Visualizações
Cidadania
O Governo Federal lançou recentemente um plano que visa a garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Qual foi esse plano?
Liberdade para viver
Liberdade de locomoção
Gestão da vida com sucesso
Viver sem limites resposta
Viva e deixe viver
Defender os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência – deve ser uma busca incessante de modo a que se consiga uma mudança de paradigma, deixando de lado o fato de as pessoas com deficiência serem vistas como objetos de caridade, para visualizá-las como pessoas com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos. Analise as assertivas abaixo:
I – Ainda constata-se que embora a condição de deficiência esteja presente em diferentes grupos sociais e em diferentes idades, existe uma estreita relação entre pobreza extrema e agravamento das condições de deficiência.
II – As normas da ABNT para acessibilidade estabelecem critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.
III - Se comparado à média da população brasileira, o portador de deficiência tem desvantagem principalmente em dois setores: renda e escolaridade. A renda do trabalho dessas pessoas é R$ 100 menor que a média geral mesmo tendo jornada semelhante. O agravante é que o portador de deficiência tem mais dificuldade para obter uma vaga.
IV – A escolaridade média das pessoas com deficiência é um ano menor que do grupo de pessoas sem deficiência.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I e II apenas
I, II e III apenas
I e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
De acordo com dados da ONU, cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência. Pessoas com deficiência têm direito a:
Serem protegidas contra toda exploração, e todo tratamento abusivo, degradante ou de natureza discriminatória, mas não podem dar queixa na policia contra a exploração sofrida.
De acordo com suas capacidades, a obter e manter o emprego ou se engajar em uma ocupação útil, produtiva e remunerada. Mas não tem direito a seguro desemprego.
Um levantamento realizado nos Estados Unidos em 2004 descobriu que 85% das pessoas economicamente ativas são portadoras de deficiência estão em atividade de fato.
Ao respeito pela sua dignidade humana e aos mesmos direitos fundamentais que os demais cidadãos.
A tratamento médico, psicológico e funcional, somente nos três primeiros meses de sua inscrição no SUS
Um homem no Aeroporto de Confins (MG) se recusou a voar em jato comandado por mulher e foi expulso do avião por agentes da Polícia Federal. Ato de discriminação revolta passageiros e colegas da piloto. (http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/05/23/interna_gerais,295900)
Sobre a luta das mulheres para terem sua capacidade de trabalho reconhecida é possível afirmar:
As mulheres tiveram muita facilidade ao longo dos anos em suas reivindicações.
Todas as profissões estão abertas desde sempre para as mulheres, não havendo resistência contra seu trabalho.
As mulheres sempre receberam salários muito mais altos que os dos homens
Os homens em geral são sempre muito gentis com as mulheres, não havendo violência contra elas.
O movimento das mulheres por igualdade é um processo que tem raízes no passado e que se constrói no quotidiano, e como todo processo de transformação, apresenta contradições, avanços, recuos, medos e alegrias rsposta
QUESTÃO 01
Ao longo dos últimos 50 anos, a população brasileira quase triplicou: passou de 70 milhões, em 1960, para 190,7 milhões, em 2010. O crescimento do número de idosos, no entanto, foi ainda maior. Em 1960, 3,3 milhões de pessoas tinham mais de 60 anos; em 2010, eram 20,5 milhões. Atribui-se o aumento de pessoas nessa faixa de idade a:
Estagnação do número de jovens em idade de casar.
Aumento da natalidade na década de 90 do século XX.
Aumento das condições de saúde e progresso da ciência em geral.
Aumento das contribuições previdenciárias.
Diminuição da expectativa de vida.
QUESTÃO 01
Nos próximos 30, 40 anos, a tendência de envelhecimento da população brasileira é praticamente irreversível, acredita a pesquisadora Ana Amélia Camarano, do Ipea. (G1.globo.com)
Tendo em perspectiva esse aumento do número de idosos, e que todos nós, se não morrermos antes, ficaremos velhos . Analise as assertivas abaixo.
I - O envelhecimento é um direito e a sua proteção um direito social.
II
...