Cidadania E Direitos Humanos
Artigo: Cidadania E Direitos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nanamorena • 27/5/2014 • 878 Palavras (4 Páginas) • 582 Visualizações
. INTRODUÇÃO
Com a educação, o homem se instrumentaliza culturalmente, capacitando-se para transformações tanto materiais como espirituais. A educação é o cerne do desenvolvimento social, sem ela, até mesmo as sociedades mais avançadas retornariam ao estado primitivo em pouco tempo. Depende-se dela para formar assistentes sociais, psicólogos, médicos, engenheiros, cientistas, professores e tantos outros profissionais, além de oferecer uma base de conhecimento para todas as pessoas.
A educação coincide com a própria existência humana e suas origens se confundem com a origem do próprio homem. Estudar a educação é também compreender que a escola, como instituição, muitas vezes, não tem poder de modificar o que está estabelecido - a estrutura social.
A escola tem como papel diante da sociedade propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Dentro deste contexto, o setor educacional tem hoje o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação, bem como da luta pela universalidade de direitos sociais e do resgate da cidadania.
04
5.5. OBJETIVO GERAL
* Elaborar e executar programas de orientação sócio-familiar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e rendimento do aluno e sua formação para o exercício a cidadania.
5.6.2. Objetivos Específicos:
* Contribuir para o ingresso, regresso, permanência e sucesso da criança e adolescente na escola
* Ampliar a visão social dos sujeitos envolvidos com a educação, decodificando as questões sociais;
* Favorecer a relação família-escola-comunidade ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo a mesma no processo educativo;
* Proporcionar articulação entre educação e as demais políticas sociais e organizações do terceiro setor, estabelecendo parcerias, facilitando o acesso da comunidade escolar aos seus direitos
5.6. PROBLEMA
Diante dos graves problemas da sociedade, como: desemprego, desvalorização profissional, violência e modificações das relações familiares, há uma desestruturação no ambiente escolar. O Serviço Social frente a este contexto poderá identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que atingem o campo educacional no contexto atual, e terá como ponto inicial e como grande desafio, o trabalho interdisciplinar.
05
5.7. JUSTIFICATIVA
Com a perspectiva de incluir aqueles que se encontra em processo de exclusão social, a escola possibilita aos seus alunos fazerem parte da sociedade em que vivem. A escola enquanto equipamento social precisa estar atenta para as mais diferentes formas de manifestação de exclusão social as quais possam estar ocorrendo, desde questões que vão de violência, atitudes discriminatórias, de etnia, do gênero, de sexo, de classe social, etc., reprovações, até a evasão escolar, que muitas vezes é provocada pela necessidade do aluno de trabalhar para contribuir na renda familiar.
5.8. METODOLOGIA
Foi uma pesquisa Exploratória, que segundo Gil (2002, p. 41), “é uma pesquisa que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, seu planejamento e, portanto, bastante flexível de modo que possibilita a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado”.
As normas técnicas que envolveram esta pesquisa para melhor detalhamento do assunto são:
a) Levantamento bibliográfico: com base teórica em livros do assunto estudado, que segundo Gil, (2002, p. 61)“Levantamento bibliográfico preliminar pode ser entendido como estudo exploratório, posto que a finalidade de proporcionar a familiaridade do aluno com a área de estudo no qual está interessado”.
06
1. REFERENCIAL TEÓRICO
O Serviço Social
...