Ciencias é Vida
Casos: Ciencias é Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunarss_ • 26/1/2015 • 807 Palavras (4 Páginas) • 3.926 Visualizações
CAPÍTULO 9
Página 117
Leitura Complementar – As verdades da razão
Questões:
1- Que relação o autor estabelece entre conversação e democracia?
A conversação assemelha-se à democracia, pois é uma interação social que não tem como a intenção arrebater ou desprezar as demais ideias contrarias. A democracia não da o papel de súditos para alguns e papeis de soberanos a outros, mas faz o papel de hierarquizar ideias que sejam mais coerentes, fundamentadas para auxiliar o cidadão a decidir em qual caminho trilhar. O mesmo ocorre na conversação, onde melhores argumentos se sobressaem.
2-O que significa dizer que a razão funciona dentro de nós e entre nós?
Seria injusto dizer que alguém pode ser dono da razão, uma vez que a razão é mutável de acordo com cada ponto de vista. Em outras palavras, a razão é a busca da verdade ou a busca de argumento mais coerente para isso, as ideias devem sair de nós para gerar o debate e a controvérsia entre nos.
3-Releia o tópico que fecha o capitulo ‘A verdade como horizonte’, relacione a ideia de verdade como frase do autor: ‘A verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida.’
O horizonte é algo impossível de ser alcançado, assim,como ocorre com a verdade. Você pode pensar que está chegando perto, mas sempre haverá uma nova dúvida. A verdade absoluta nunca será alcançada, pois será sempre cercada de múltiplas subjetividades.
Página 118
• Revendo o Capítulo
1- Quais são as principais características do conhecimento intuitivo?
Conhecimento intuitivo é o processo natural de obtenção de respostas nas ciências experimentais, como a biologia e a química. Apesar de não ser o caso da matemática, um tipo de pensamento direto, uma visão súbita.
2- O que é conhecimento discursivo? Dê exemplos.
Conhecimento discursivo é o conhecimento imediato, aquele que se da por meios de conceitos. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de ideias. Um exemplo é quando vemos um cinzeiro, podemos ter a imagem dele, o cheiro e uma representação mental de natureza.
3- Leia a citação de George Kneller e explique o que se ganha e o que se perde com a abstração.
(...)
Viver é algo imprevisível. Se existe um fato ou uma verdade, essa é a questão mais próxima que podemos chegar disso. Nunca sabemos o que irá acontecer no momento seguinte até que ele chegue. Podemos fazer previsões, mas nunca saberemos se elas irão se realizar. Podemos planejar uma viagem, mas não sabemos como estará a situação no dia seguinte, pode acabar com a gasolina do carro, ou mesmo estourar o pneu. Enfim, uma infinidades de possibilidades, você pode simplesmente mudar de ideia.
4- (...)
Explique a citação respondendo as questões a seguir:
a. O que é um filosófo cético?
Filosofo cético, é aquele que examina de uma forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro.
b. O que é filosofia dogmática?
É uma filosofia apoiada em uma verdade absoluta na qual não pode ser questionada. (Dogma – conceito em que não se pode modificar)
c. É possível recusar tanto
...