Circulação Sistemica
Dissertações: Circulação Sistemica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mi.pereira • 8/4/2014 • 373 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
Circulação Sistêmica
O sangue chega ao átrio direito através das veias cava superior e inferior e do seio coronário. Passando através da valva atrioventricular direita, segue do átrio direto para o ventrículo direito. Sai através da valva do tronco pulmonar e entra na circulação pulmonar.
Circulação Pulmonar
A pequena circulação, ou circulação pulmonar, ocorre entre o coração e os pulmões: o sangue sai do ventrículo direito cardíaco e, através da artéria pulmonar, vai para os pulmões onde ocorrem as trocas gasosas, isto é, o sangue deixa o excesso de gás carbônico e recebe oxigênio. Através da veia pulmonar o sangue volta ao átrio cardíaco esquerdo.
BULHAS CARDÍACAS
PRIMEIRA BULHA - Ondas sonoras ocasionadas pelo movimento vibratório no sangue, nas valvas e em todo coração.
Explicação: Após a sístole atrial, no final da diástole ventricular, as câmaras ventriculares estão cheias de sangue e com a pressão diastólica no máximo. Os átrios estão praticamente vazios e começam a se relaxar, ficando com a pressão próxima de ZERO.
As valvas AV já estão quase fechadas e o sangue, tende retornar aos átrios pelo gradiente pressórico, mas, simultaneamente, começa a ocorrer a contração isovolumétrica dos ventrículos, o que imprime maior velocidade à massa sanguínea que se dirige aos átrios. As valvas completam o fechamento e são distendidas para dentro da cavidade atrial até o seu limite elástico, quando a massa sanguínea é subitamente detida. Essa energia cinética perdida na detenção do fluxo imprime um movimento vibratório no sangue, nas valvas e todo o coração.
Ausculta: TUM
SEGUNDA BULHA:
Explicação: As ondas sonoras são geradas no início da diástole, pelas vibrações impostas pela interrupção abrupta da corrente sanguínea retrógrada, que vem da aorta e da artéria pulmonar, contidas pelo limite elástico das valvas aórtica e pulmonar.
Ausculta: TÁ
TERCEIRA BULHA - Ocorre na fase final de enchimento rápido (mesodiástole)
Explicação: Todas as estruturas cardíacas devem contribuir para B3 da seguinte forma: Quando a corrente sanguínea vinda do átrio, assim como a expansão ventricular, são subitamente interrompidas pelo limite do relaxamento e da complacência ventricular ocasionando vibrações nos átrios, ventrículos e sangue, formando B3
Significado: Disfunção Sistólica
Ausculta: TÁ-RA
QUARTA BULHA - Ocorre na fase final da diástole (telediastólico)
Explicação: O átrio se contrai para completar o enchimento ventricular (reforço atrial de 30%), provocando uma nova expansão ventricular num ventrículo com expansibilidade diminuída (HVE)
Ausculta: RU-TUM
...