TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comissoes

Projeto de pesquisa: Comissoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Características 5

2.2 Tipos 5

2.3 Princípios Básicos 6

2.4 Vantagens 7

2.5 Desvantagens 7

2.6 Aplicabilidade 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1 INTRODUÇÃO

As organizações públicas de grande porte são quem mais tem empregado as comissões atualmente. Todavia, elas já eram utilizadas desde o período da abordagem neoclássica pela maioria das grandes organizações.

Elas se distinguem dos demais instrumentos administrativos por serem grupos de pessoas ao qual se atribuem um assunto a ser estudado ou um projeto para ser desenvolvido, e estão sendo substituídas por um conceito mais dinâmico e moderno que são as equipes.

Também chamadas de juntas, conselhos ou comitês, as comissões desempenham funções administrativas, técnicas, estudam problemas, ou mesmo fornecem recomendações, fazendo com que reine certa confusão acerca de sua natureza.

2 DESENVOLVIMENTO

Esclareceremos no decorrer deste trabalho algumas de suas características, seus diferentes tipos, suas vantagens e desvantagens e sua aplicabilidade.

2.1 Características

Algumas características encontram-se presentes na grande maioria das diversidades de conceitos sobre a natureza e o conteúdo das comissões.

Por não constituir um determinado órgão da estrutura organizacional, seu funcionamento é somente durante certos dias ou horas, ou até que sejam atingidos os objetivos ou concluídas as tarefas ao qual foram designadas, sendo assim muito provisórias e instáveis.

Elas não possuem posição definida na estrutura organizacional nem, tão pouco, objetivo específico, próprio e particular, pois geralmente abrange vários órgãos com participantes de diferentes níveis hierárquicos da organização a fim de analisar problemas que ultrapassam a competência ou os limites de um ou mais órgãos da empresa.

Podem ser utilizadas dentro de qualquer tipo de organização sendo uma ótima ferramenta de trabalho, pois desenvolve ideias e dá recomendações sobre decisões a serem tomadas.

2.2 Tipos

Quanto aos tipos de comissões elas podem ser: formais quando são duradouras e fazem parte da estrutura formal da organização com seus deveres e autoridade delegados; informais quando não possuem posição definida e nenhuma delegação de autoridade sendo designadas apenas a planejar ou decidir em grupo o estudo de um problema específico; temporárias quando estão relacionadas com o estudo, trabalho ou tratamento de algum assunto que seja relativamente curto; ou relativamente permanentes quando sua existência se torna muito duradoura.

2.3 Princípios básicos

Os princípios básicos das comissões são:

• Elas nascem a partir de uma necessidade de um ou mais departamentos da empresa, quando tais departamentos, sozinhos, se tornam insuficientes na resolução ou estudo amplo de um problema.

• De acordo com o assunto a ser estudado deve-se ter os membros apropriados para representar as funções e o pessoal interessado, observando sempre todas as opiniões, abordagens e pontos de vista de cada um.

• Para que sejam bem sucedidas, as comissões devem ter sempre seus objetivos claramente definidos, assim como sua responsabilidade e autoridade.

• Seus custos não podem ser mais altos que seus benefícios alcançados sendo sempre um o compensador do outro.

• A quantidade de membros deve estar entre cinco e dezesseis, exigindo sempre uma boa análise sobre isso, de forma que não seja nem muito grande ao ponto de apresentar um alto custo e acarretar numa grande ocupação de tempo até que seja tomada uma decisão, e nem muito pequena para que se tenha uma variedade de especialistas exigida pelo trabalho e também para que se possa promover um intercambio de ideias e resoluções.

• A cooperação de seus membros é essencial para o bom funcionamento das comissões, onde os mesmos devem ter oportunidades de participação igualitária e democrática entre si, mesmo encontrando-se estes em diferentes níveis na hierarquia.

• E por fim, para que sua produtividade venha a ser eficiente, a comissão tem que escalar e preparar como que numa agenda o que deve vir a ser feito para não se estender indefinidamente o tempo.

2.4 Vantagens

As vantagens das comissões são:

• Nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com