Como reter o talento
Tese: Como reter o talento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simone.isabelle • 18/5/2014 • Tese • 686 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
Como Reter Talentos
Nos últimos anos, virou moda nas empresas propagarem lemas óbvios e politicamente corretos, como “Talentos são nosso maior patrimônio” ou “Nosso negócio são as pessoas”.
Na era da informação em que estamos vivendo as mudanças que ocorrem nas empresas não são somente estruturais. São acima de tudo mudanças culturais e comportamentais, transformando o papel das pessoas que delas participam. E essas mudanças não podem passar despercebidas por nós RH, elas estão provocando uma profunda transformação nas características da área. Não existem empresas perfeitas, todos nós sabemos. Mas algumas são menos imperfeitas do que as outras. Reter talentos, não é apenas pagar um bom salário ou oferecer um pacote de benefícios atraente, trata-se de saber lidar com pessoas que têm sentimentos, vontades e anseios diferentes. Para tanto existem os gestores de RH, que serão capazes de entender e buscar atender as expectativas dos colaboradores para que haja uma melhor sintonia entre os objetivos da empresa e os objetivos dos colaboradores.
É um grande desafio para os departamentos de RH no mundo contemporâneo conseguir identificar e reter talentos, pois com tanta diversidade econômica, eles têm que desenvolver e conduzir programas de recompensas para funcionários, cada vez mais eficazes, tanto para assegurar a permanência de seus melhores colaboradores, quanto para retenção de novos talentos.
Além de dimensionar o grau de dificuldade das empresas na retenção de talentos, os especialistas responsáveis pela pesquisa investigaram quais os problemas que transformam boa parte das companhias num ambiente hostil aos empregados mais criativos e eficientes. O descontentamento com o salário algo até certo ponto previsível, aparece entre os principais motivos para fuga de talentos. Retenção de talentos é um desafio a ser trabalhado de forma minuciosa, que deixe de ser apenas um discurso pregado pelas organizações para se tornar práticas concretas.
Para um gestor de recursos humanos, significa valorizar as pessoas, significam traçar políticas internas de remuneração, treinamento e plano de carreira superior às encontradas em outras empresas. Tudo isso resultará num excelente clima organizacional, é fazer com que pessoas comuns, produzam resultados extraordinários, e esse será o desafio dos novos gestores de RH, deve atuar de forma estratégica em todos os níveis da empresa, seu principal objetivo é tornar o trabalho mais humano e tornar o fator motivação, existente em sua organização. O profissional de recursos humanos vem sendo considerado fundamental no processo organizacional, pois tem contribuído com o sucesso dos negócios das empresas. O texto nos fala da Meritocracia, Empreendedorismo, Informalidade e a confiança como um mecanismo inovador de gestão.
As organizações necessitam compreender também, que elas devem ser o meio para que as pessoas atinjam os seus sonhos. Necessitam preparar-se, criar ferramentas para que isso aconteça, além de buscar pessoas no mercado de trabalho que tenham sonhos, sejam ambiciosas, queiram crescer, tenham desejos, almejam o sucesso, e que esse sucesso não seja somente o profissional, mas também, de forma muito forte, o sucesso pessoal. De posse desses recursos humanos, à empresa deverá demonstrar que ela está comprometida
...