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Competencia Profissional

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Por:   •  25/5/2014  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  375 Visualizações

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UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE ANHANGUERA – POLO 4

CURSO DE PEDAGOGIA

Competência Profissional

Adriana C.C.F. Oliveira RA: 3319527382 adriana.conceicao@aedu.com

Genia Maria R. L. Bernardo RA: 3306496847 genia.bernardo@aedu.com

Professor-tutor à distância: Mariana Faveri Impulcetto

CAMPINAS – SP

16/11/2013

INTRODUÇÃO

A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem

A matemática é uma linguagem expressa através de símbolos. Assim sendo, cabe abordar aqui as dificuldades dos alunos que não conseguem compreender instruções e enunciados matemáticos, bem como as operações aritméticas, pois é necessária que eles superem as dificuldades de leitura e escritas antes de poderem resolver as questões que lhes são propostas.

Alguns alunos têm problemas com aritmética e outros aspectos da matemática como a linguagem escrita. Porém o nível de gravidade dos problemas varia como é o caso na leitura e soletração. O fato é que a maioria dos alunos manifesta dificuldades em aritmética e outras áreas da matemática na escola como: interpretação de problemas, sinais das operações fundamentais e na tabuada, mas eles poderão ter, mesmo assim, boa habilidade em matemática.

Mas para alguns alunos o ensino da matemática se torna difícil porque o que está sendo ensinado não é significativo para sua vida fora da escola. Por exemplo, um problema não perde o significado porque usa uva ao invés de pitanga ou pitanga ao invés de uva como fruta, o problema perde o significado porque a resolução de problemas na escola tem objetivos que diferem daqueles que nos movem para resolver problemas de matemática fora da sala de aula. Perde o significado também porque na sala de aula só estamos preocupados com as regras gerais.

Perde o significado também porque a professora não se preocupa com o esforço na resolução do problema, mas a aplicação da Cabe ao educador buscar maneiras de usar em sala de aula o conhecimento matemático cotidiano de seus alunos; esse desafio, se aceito de fato, pode revolucionar e, principalmente, tornar muito mais fascinante a aprendizagem da matemática.

Considerar as estratégias espontâneas dos alunos é valorizar e estimular a própria capacidade de construir o conhecimento.

A educação matemática deve estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir sua lógica operatória, e, consequentemente as estruturas mentais dos números e das operações elementares. Assim sendo, é preciso envolver o aluno para que se sinta encorajado a refletir sobre suas ações e sem medo aprender a pensar, explorar e descobrir.

A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo.. Caso achasse confinada a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica.

A ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.

O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando.

A convivência de forma lúdica e prazerosa com a aprendizagem proporcionará a criança estabelecer relações cognitivas às experiências vivenciadas, bem como relacioná-la as demais produções culturais e simbólicas conforme procedimentos metodológicos compatíveis a essa prática.

PUBLICO ALVO

Alunos de 10 a 11 anos de idade que cursam o 6º ano do Ensino Fundamental, e apresentam dificuldades de aprendizagem em relação aos conteúdos de Matemática.

PERFIL DA TURMA

A pretensão de estudar esse tema foi devido ao quantitativo de alunos do 6º ano, apresentarem rendimentos não satisfatórios na disciplina de Matemática. Tendo em vista, a possibilidade de trazer à tona as causas do baixo desempenho dos alunos na disciplina de Matemática e intervir de forma didática e pedagógica nesse processo de ensino-aprendizagem.

TEMPO DE DURAÇÃO

Período estimado de 2 mêses.

TEMA DA AULA

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).

Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram, é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.

JUSTIFICATIVA

No cotidiano das salas de aula é possível perceber nos alunos certa dificuldade na aprendizagem, quando este, está relacionado com conceitos matemáticos.

Perante tal situação, este projeto surge na tentativa de sanar as dúvidas que cercam tal problemática, no contexto da reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem, atento tanto as características do aluno quanto as características do professor, já que ambos são "peças-chave" para compreender o contexto da aprendizagem

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