Competencia Profissional
Ensaios: Competencia Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debarretos • 7/10/2014 • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
Passo 1
A tecnologia é algo que se desenvolve predominantemente nas empresas por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos, sobre tarefas ( know-how) e pelas suas manifestações, físicas de correntes, como máquinas, equipamentos, instalações , constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em resultados, isto é, em produtos ou serviços colocados no ambiente de tarefa.
O impacto da tecnologia- entre a enorme variedade de coações e contingências que o meio ambiente impõe á empresa, a tecnologia aparece como a variável crucial, principalmente quando as inovações tecnológicas desenvolvidas em outras empresas impõem modificações nas tecnologias utilizadas pela empresa na luta contra seus concorrentes. É comum empresas sofrerem coações por parte das fontes supridoras de matéria-prima (quando fornecedores situados no ambiente de tarefa regateiam preços ou prazos) ou contingência por parte dos concorrentes em seus produtos ou mercados quando se dispõem a lançar novos produtos ou, ainda coações contingências em relação á obtenção de máquinas, equipamentos e processos produtivos necessários ás suas operações (tecnologias).
A influência da tecnologia na realidade, a tecnologia não somente permeia toda a atividade industrial como participa em qualquer tipo de atividade humana em todos os campos de atuação. O homem moderno utiliza em seu comportamento cotidiano e quase sem perceber uma avalanche de contribuições da tecnologia, entre as quais: o automóvel, relógio, entre as quais, telefone celular, comunicações. Sem toda essa parafernália tecnológica, o comportamento do homem moderno seria completamente diferente.
A tecnologia predispõe os padrões de comportamento que os grupos humanos irão desenvolver e condiciona as práticas administrativas que deverão ser aplicadas nas situações particulares da empresa. Por tudo isso, a compreensão dos efeitos da tecnologia e suas implicações organizacionais constitui um aspecto crítico para a adequação da administração empresarial. A tecnologia determina o nível e o tipo de formação profissional, as competências e habilidades manuais e intelectuais, capacitações, aptidões e características de personalidade que as pessoas devem apresentar para poderem ser recrutadas, selecionadas e admitidas para trabalhar nas empresas. Mas são previamente determinadas pelas tecnologias utilizadas. A tecnologias, sim, é que é um recurso passivo e estático á mercê da criatividade humana. Mas é a tecnologia que determina as características humanas das pessoas a ingressar e permanecer nas empresas. E são as pessoas que modificam e desenvolvem a tecnologia exige em relação ás características dos recursos humanos e as modificações feitas pelas pessoas sobre a tecnologia utilizada. Uma variável afeta a outra e essa outra desenvolve e modifica aquela variável que vai afetar suas próprias características futuras. A situação é complexa e extremamente mutável de uma empresa para outra.
A tecnologia provoca forte impacto sobre os controles administrativos. As empresas bem-sucedidas,que utilizam em tecnologias estável, produção em massa, com pequenas incerteza tecnológica, tendem a ser mecanísticas. O produto padronizado, como uma produção constante no longo prazo, permite regras e regulamentos logicamente estabelecidos pela prática demorar e rigidamente seguidos, o que permite amplitude d comando bastante ampla, podendo cada supervisor encarregar-ser de muitos subordinados.
A tecnologia adotada influi na importância concedida ás diversas funções da empresa. Quando a empresa gera um produto complexo ou de complicada elaboração e projeto ou sujeito á evolução rápida, o grupo de atividades tecnologias preparatórias, como estudo, projeto,pesquisa e desenvolvimento e engenharia de produto, assume especial importância dentro da empresa. Ao contrário, um produto simples ou que tenha chegado ao limite do seu desenvolvimento requer pouco pessoal qualificado ou nenhuma atividade tecnológica progressiva em relação a estudo, projeto, pesquisa e desenvolvimento. O tipo de produto e, em consequência, a tecnologia adotada influencia a estrutura e o funcionamento da empresa e, principalmente, a importância das diferentes funções empresariais. Assim, engenharia, produção e marketing ganham diferentes importâncias de acordo com a tecnologia utilizada. Todas as empresas utilizam alguma forma de tecnologia para gerar seus produtos ou prestar seus serviços. A tecnologia representa todo o conjunto de conhecimento utilizável para alcançar determinados objetivos e se compõe tanto de aspectos físicos e concretos( hardware) quando o aspectos conceituais e abstratos (software), podendo estar ou não incorporada em máquinas , equipamentos ou produtos. É basicamente o conhecimento de como fazer as coisas para alcançar objetivos
...