TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia Profissional

Dissertações: Competencia Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 16

E COMPETÊNCIASD PROFISSIONAIS

ETAPA 1

Foi a partir dos anos de 1950 que se deu a criação e funcionamento dos Conselhos de fiscalização das profissões no Brasil com a regulamentação feita pelo Estado ás profissões consideradas liberais. O Serviço Social, por ser regulamentado como uma profissão liberal traz a necessidade de regulação do seu exercício profissional por meio dos conselhos.

A lei 3252 de 27 de agosto de 1957, legalmente reconheceu a profissão, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalizaçãop, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8.662 de 08 de junho de 1993 – Conselho Federal e Regional de Serviço Social.

O CFESS e CRESS em conjunto, tem como atribuição fundamental a fiscalização do exercício profissional do assistente social e trabalha de forma democrática e articulada. A atividade de fiscalização passou por um processo de ampliação e renovação da sua concepção, pois deixou de ter um caráter simplesmente disciplinador, adquirindo uma dimensão político-pedagógica que demonstra o compromisso de categoria com a qualidade dos serviços prestados, para evidenciar compromissos coletivos e públicos com as demandas sociais, principalmente no que se refere á preocupação com a qualidade dos serviços prestados.

Movimento de Reconceituação

O movimento de Reconceituação , vai surgindo aos poucos em toda a América Latina em 1930 até a segunda metade de 1960, nos países com desigualdades sociais.

Por volta da metade do século XX o Serviço Social Brasileiro embora estivesse vivendo um processo de rompimento com a concepção filantrópica oriunda da tradição católica se via agora calcado no funcionalismo norte-americano. O fato de a profissão, desde seu principio , estava ligada aos interesses das lideranças de diferentes estágios do sistema capitalista em desenvolvimento nacional.

Tanto a igreja, que queria resgatar seu poder e reconquistar privilégios na sociedade, quanto o Estado, em que cessou a chamada república e inicia-se a era de Vargas com a industrialização no país, ficava evidente que era atribuído ao Assistente Social um perfil de repressão no líder dos problemas do operariado a fim de manter a ordem social e distanciá-lo de qualquer contato com a ideologia socialista. Este fato consolidou mais com a adoção do positivismo.

Neste contexto havia um enorme interesse dos Estados Unidos em relação aos países da América Latina chegando a oferecer bolsa de estudos aos assistentes sociais brasileiros.

Com isso o assistente social desempenhava um papel de ajustamento do individuo ao seu meio social, sustentado por uma visão terapêutica.

Somada a ênfase política de aceleração econômica incentivada pela industrialização e modernização capitaneada pelo EUA que tinha como estratégia desenvolvimento da comunidade a fim de garantir prosperidade , o progresso social e a hegemonia americana.

Concluímos que o Serviço Social brasileiro em suas primeiras décadas estava marcada por um vazio no que diz respeito a sua identidade profissional.

Este fato começa a mudar justamente quando o profissional do Serviço Social passa a se identificar mais com a classe dominada.

Tal mudança vem da busca por uma reconceituação do Serviço Social a realidade Latino-americana advindo de encontros sistemáticos promovidos pelos profissionais deste mesmo solo.

Este movimento de reconceituação aproximou-se justamente da teoria tão resistida pela classe dominante: a marxista. Fator que veio dar início ao processo de ruptura com o tradicionalismo profissional, mesmo levando em consideração os vários equívocos e entraves desta nova leitura da profissão.

Diante da crise global, o serviço social passava por uma profunda macro decadência . A partir daí, surge o início de discussão renovação do serviço social no Brasil, onde a autocracia burguesa estava se organizando para manter suas práticas dominantes de hegemonias e a partir de então, abriu-se espaço para que os profissionais da área pudessem discutir as novas formas de atuação, num debate crítico para a formação profissional.

Com a crise do sistema da ditadura, houve um aumento enorme de demandas, sendo necessário por parte do Estado a contratação de novos profissionais para a devida mediação dos conflitos. Neste momento houve um amadurecimento dos profissionais, onde os mesmos já procuravam trabalhar em equipes multidiciplinares.

Com o afastamento da igreja católica, a forma tradicional endogenista de atuação foi se enfraquecendo, criando um fator favorável para que a renovação do serviço social através dos documentos de teorização ganhasse força.

ETAPA 2

A Lei nº 8.662/93 de 07 de junho de 1993, dispõe sobre a competência, atribuições privativas, Representação da categoria e Funcionamento do Conjunto CFESS/CRESS.

Alguns pilares de ação do Assistente Social: Coordenar, Elaborar, Planejar,Orientar, Avaliar, presentes em quase todos artigos e especificam bem a metodologia de trabalho de Assistente Social.

ETAPA 3

A Resolução CFESS 569/2010, de 25 de março de 2010, que dispõe sobre “a

VEDAÇÃO da realização de terapias associadas ao título e/ou ao exercício profissional do

assistente social”, assegura os direitos dos usuários que devem ser atendidos por

profissionais qualificados teórico-metodológica/política e eticamente em matéria do

Serviço Social. E também contribui para assegurar direitos do/a assistente social que não

podem realizar nem se responsabilizar por atuações que demandam conhecimentos

específicos para os quais não estão devidamente habilitados no âmbito de sua formação –

Serviço Social. O Conselho Federal de Serviço Social, no uso legal de suas atribuições,

reafirma o projeto ético-político profissional como uma conquista coletiva da categoria profissional.

1 - O registro histórico demonstra que vários processos de discussão ao longo de, vários anos realizadas pela categoria foi intenso e democrático fazendo assim com que essa resolução publicada esse sentido no verdadeiro exercício da formação profissional, foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com