Competencia Profissional
Artigos Científicos: Competencia Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grizalda • 24/3/2015 • 3.729 Palavras (15 Páginas) • 192 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP
TAUBATÉ - SP - UNIDADE 1
Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
FABIANA JESSYCA DOS SANTOS SILVA - RA 5322981705
LUCIMARA CAETANO AMARAL CLARO - RA 5725155001
MARCELA MARA DE SOUZA - RA 6346194718
SUÉLEN ELIZABETH LEMOS DOS SANTOS - RA 6346194702
TERESINHA DO AMARAL MONTOANI - RA 5746185215
TUTOR A DISTÂNCIA: MARIA CLOTILDE BASTOS
TUTOR PRESENCIAL: ANA LUCIA PANAZZO
Taubaté, 19 de Setembro 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO: QUADROS
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
4. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem a preposição de elaborar um Relatório Científico, contendo a formulação de uma Politica Pública, levando em consideração a realidade social brasileira, e tendo como referência os dados divulgados pelo IBGE (2010), transformando dados em informações, pesquisando os indicadores sociais da população, analisando as Politicas Públicas e a atuação do assistente social na formulação e implementação destas Politicas, visando transformações no país.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Quadro-Síntese com as Definições de Politica Pública.
Definições de Politicas Publicas
QUESTÃO PROPOSIÇÕES EXEMPLOS DIFICULDADES
Política Pública Apontar caminhos e oferecer soluções. Saúde e Educação Dificuldade de chegar às ate.
Qual a Intervenção Articulação das políticas publica com a Assistente Social Parcerias com os Estados e Municípios Concretização do projeto
Políticas públicas ou Políticas sociais é um conceito de Política e da Administração que designa certo tipo de orientação para as tomadas e diretrizes que visam à resolução de problemas ligados à sociedade como um todo englobando saúde, educação, segurança. É tudo o que se refere ao bem-estar do povo.
Assim torna se um conjunto de regras, programas, ações, benefícios e recursos voltados para promover o bem-estar social e os direitos do cidadão, tornando uma forma do estado controlar a vida de qualquer pessoa como se o estado sempre soubesse o que é melhor para elas.
2.2 Estudo de caso
Observa-se no presente maior preocupação em melhorar a situação das “crianças de rua”, criando-se uma diversidade de programas que visam atender às suas necessidades. Porém, pouco se tem feito no sentido preventivo, evitando que as crianças continuem migrando para as ruas. Embora exista uma consciência crescente da importância deste tipo de ação, ela ainda não é prioritária. O maior desafio é, sem dúvida, atingir o contingente muito maior de crianças e adolescentes de baixa renda que continuam vivendo com as famílias, mas necessitam de apoio para que se desenvolvam de forma adequada.
Uma proposta relativamente comum em diversos países para fortalecer os vínculos da criança em seu próprio contexto é a de desenvolvimento de programas comunitários, cujas ideias são, em síntese, investir nos recursos que cada comunidade dispõe para cuidar de suas crianças. Essa não é uma linha forte de ação social no Brasil, porém, há alguns exemplos emergindo em diferentes estados. Uma das tendências interessantes dos programas criados mais recentemente tem sido a de procurar mudar a ênfase dada aos déficits e problemas das crianças, para depositá-la no desenvolvimento de seus potenciais. A ideia é apoiar as famílias e demais responsáveis pelas crianças, através de programas comunitários, formando-se uma rede de suporte em torno de cada criança.
2.3 Importância das Politicas Públicas
As politicas públicas sejam elas para efetivar direitos sociais, ou programar politicas econômicas, devem ser direcionadas para o desenvolvimento. No Brasil sempre tivemos (e ainda temos) politicas voltadas para o crescimento econômico, sem a preocupação com a redistribuição dos recursos, ou a procura de fornecer á sociedade a possibilidade de escolher os valores que devem nortear o desenvolvimento. As ações do estado, como um todo devem ser planejadas para uma única meta, o que demanda prestações com o intuito de fomentar as transformações necessárias para quebrar o paradigma do subdesenvolvimento.
2.4 Quadro-síntese sobre os Indicadores Sociais
Tipo de Indicador O que indica Principais características Definições
IDH Taxa de analfabetismo Outro índice de qualidade de vida é a renda per capita. Desigualdade social
Índice Ethos de Responsabilidade Social Responsabilidade Social Empresarial que adotou um novo estilo de abordagem social: Economia e Comunhão Identificar as ações desenvolvidas por esta empresa Avaliar a prática das ações sociais que atendem os preceitos da Responsabilidade Social.
Indicadores básicos para a saúde no Brasil Implantação dos Sistemas de informação do Ministério da Saúde Atender toda a população independente de cor, raça ou classe social. Beneficiar a população do país
Indicadores de Educação no Brasil Implica a visão ampla de qualidade educativa e, abrangendo dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação. Estimulando o aprendizado de leitura e escrita de seus filhos. Aprendizagem da leitura e da escrita
2.5 A relação entre os Indicadores Sociais
...