Competências Profissionais
Trabalho Universitário: Competências Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessica092 • 30/3/2014 • 940 Palavras (4 Páginas) • 804 Visualizações
Etapa 1
Passo 1.1
O significado da administração e suas variáveis ao longo do tempo
Administrar é antes de tudo alcançar resultados com meios que se dispõe. Fazer, maravilhas com os recursos e competências disponíveis. Esse é o encanto da administração: transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários. A administração é a maneira pela qual as coisas acontecem nas organizações. Sem ela o mundo moderno jamais seria o que é hoje.
Administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir, organizar e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por um intermédio de um arranjo convergente. Envolve toda uma questão de planejamento (curto, médio e longo prazo) onde de projeta os objetivos a serem alcançada, organização dos recursos que auxiliaram a atingir o objetivo, controle destes recursos e direção do mesmo. Significa fazer acontecer.
O administrador além de conhecimento (formal - aprendido em escola, cursos ou informal - experiências de vida) deve ter habilidade e atitude para guiar uma empresa rumo ao objetivo fim.
A administração não é uma coisa mecânica que dependa de certos hábitos físicos que devem ser superados ou corrigidos a fim de se obter o comportamento correto.
Pode-se ensinar o que um administrador deve fazer, mas isto não irá capacitá-lo efetivamente a fazê-lo em todas as organizações.
O sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas.
Esses aspectos são importantes, porém estão condicionados a características de personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um. O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.
TIPOS DE HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.
Habilidade técnica: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.
Habilidade humana: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
Habilidade conceitual: consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.
A adequada combinação dessas habilidades varia à medida que um indivíduo sobe na escala hierárquica, de posições de supervisão a posições de alta direção.
A administração como qualquer outra área passou por uma serie de mudanças ao longo do tempo:
• Administração cientifica (TAYLOR): base homem/máquina
• Administração clássica (FAYOL): introdução das necessidades do homem
• Administração burocrática (WEBER): burocracia para melhorar o processo (quando mal usada atrapalha)
• Administração de Recursos humanos, dentre outras.
Passo 1.2
Habilidades e competências de um administrador moderno
Segundo Robert L. Katz, professor e executivo, o sucesso do administrador depende mais do
...