Competências Profissionais
Trabalho Escolar: Competências Profissionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucilene.cabral • 31/5/2014 • 7.546 Palavras (31 Páginas) • 235 Visualizações
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DO CONTABILISTA 3
O PERFIL DO CONTABILISTA NO SÉCULO XXI 4
OBJETIVO 5
DESENVOLVIMENTO 16
ÉTICA 16
ÉTICA X MORAL 17
OS DEVERES DO CONTADOR 19
PERÍCIA CONTÁBIL - UM MERCADO EM EXPANSÃO 19
NO JUDICIÁRIO 19
PERÍCIA X AUDITORIA 20
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL 20
COMPROVAÇÃO DE HABILITAÇÃO 21
RESPONSABILIDADE DE PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS 21
EXAMES 21
RESPONSABILIDADE E ZELO 21
CONTRATAÇÃO DE ESPECIALISTAS 21
Referência 23
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DO CONTABILISTA
O mundo vem quebrando antigos padrões de comportamento, impondo novas regras, que precisam ser assimiladas e adequadas às diversas áreas profissionais.
Para que o profissional contábil suporte os desafios que se sucedem, urge o esforço no sentido de evoluir os conhecimentos como ferramenta indispensável do ser humano no processo de geração de informação contábil. Este estudo busca focalizar os principais fatores que delineiam o profissional contábil diante da nova realidade. Tratamos, através do método racional, de qualificar a pesquisa nos seguintes aspectos: quanto à finalidade, tem características descritivas e explicativas, valendo-se da doutrina contábil; quanto aos meios, foi aplicada a pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos já publicados e pesquisas na Internet. Constatamos, ainda, com base nos estudos realizados, que a maior parte dos obstáculos enfrentados pelos profissionais contábeis é de natureza comportamental. A maioria deles não se amoldou às relações provocadas pelo então desafiador tema da globalização. Concluímos que, frente à tecnologia, à globalização e ao crescente mercado competitivo, o profissional contábil tem o desafio constante de mudar seus conceitos tradicionais, em busca da qualidade e de melhores serviços, e de estar atento aos novos paradigmas que surgem, abandonando os que estão ultrapassados. Procurando, assim, mudar, atualizar, identificar as necessidades das entidades, fornecer informações objetivas e com qualidade, saber utilizá-las e transmiti-las de forma que sejam úteis aos usuários. Posto que o profissional contábil dever estar no centro e na liderança do processo decisório das organizações, pois, do contrário, seu lugar será ocupado por outro profissional.
O PERFIL DO CONTABILISTA NO SÉCULO XXI
A presença do contabilista é cada vez mais imprescindível para a sociedade e para as organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não.
A principal característica desta profissão, no século XXI, será o conhecimento aplicado. Não menos importante, é que o contabilista precisa ser um profissional flexível, autodidata e preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e exigências crescem a cada dia.
Sua função, neste século, pode ser considerada a de um gestor de informações. Seu conhecimento deve ser amplo, compreendendo as normas internacionais de contabilidade, legislação fiscal, comercial e correlatas. Outras habilidades imprescindíveis são: capacidade de se expressar de forma clara e sintética, ótima redação, domínio de recursos de informática (planilhas, textos, internet) e conhecimentos de estatística.
O contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas, além de técnicas de administração. Não pode ficar alheio ao mundo que o cerca, e precisará ler continuamente, tornando-se um autodidata por excelência. Precisa ser ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação - pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo.
A área de atuação do profissional contábil é bastante ampla, oferecendo inúmeras alternativas de trabalho. Dentre algumas áreas, além da tradicional atuação na prática de escrituração contábil, destacam-se:
1. Perícia Contábil - apuração de haveres, lucros cessantes, impugnações fiscais e avaliação de patrimônio líquido.
2. Auditoria: exame e emissão de pareceres sobre demonstrações financeiras, controles internos e gestão.
3. Fiscal: fiscalização de contribuintes ou de contas de entes públicos.
4. Gestão de Empresas – administração de finanças, custos e fluxo de caixa e empreendimentos de qualquer porte.
5. Gestão Pública – atuação em áreas de planejamento, finanças, administração e contabilidade pública.
6. Atuarial - área estatística ligada a problemas relacionados com a teoria e o cálculo de seguros.
7. Consultoria – aos 3 setores da sociedade (iniciativa privada, governos e ONG´s).
8. Ensino – atuação em dezenas de disciplinas como Contabilidade Rural, Contabilidade de Custos ou Orçamento Público.
Em resumo: o contabilista do século XXI é um profissional multidisciplinar e sua profissão caracteriza-se pela modernidade e variedade em campos de atuação.
OBJETIVO
Art.I - Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.
Os 14 artigos que compõe o Código de Ética Profissional do Contabilista, visam precipuamente apresentar o modo de conduta da classe contábil, quando no exercício profissional. A ética diferencia-se da moral, pois esta última é a forma de conduta interior, diretamente relacionada à consciência, enquanto a ética é a exteriorização da conduta humana em sociedade. Quando voltada para uma classe profissional, seu escopo é delimitado para as atribuições específicas desta profissão. Durante o período laborativo, o contabilista precisa seguir fielmente os preceitos deste Código.
DOS DEVERES E DAS PROIBIÇÕES.
Art.2 - São deveres do contabilista: O verbo dever, indica a existência de uma
...