TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Artigo: Competências Profissionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO

Você trabalha em uma empresa comercial de pequeno porte, a L.O.C.A.L., que atua no mercado há 30 anos e que vem passando por uma reestruturação, necessária diante da evolução acelerada em que se vive nos dias atuais. Esta situação está fazendo com que os colaboradores da empresa se assustem e sintam-se fora da sua “zona de conforto”, uma vez que o “acomodar-se” e achar que as coisas serão como sempre foram, é o pensamento de quase 70% dos funcionários, os quais possuem de 10 a 20 anos de empresa, estando prestes a se aposentar e não aceitando novas mudanças. Porém, nos dias atuais é necessário e esperado que o profissional desenvolva competências que garantam sua relevância e seu destaque no mercado de trabalho. Diante disso, você, como líder do setor de vendas, recebeu a atribuição de reorganizar a sua equipe de trabalho, que conta com profissionais novos, recém contratados e funcionários mais antigos, onde há choque de gerações e atitudes, gerando desmotivação e conflitos constantes.

O principal desafio está em descobrir os pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores, mapear estas informações, avaliar atividade exercida como maior aptidão na relação profissional x atividade exercida e criar uma estratégia para otimizar esta relação de habilidade/competência com ênfase principal no melhor desenvolvimento do negócio.

 Passo 1

Pesquisar no PLT-302 e nas bibliografias complementares da disciplina Competências

Profissionais (escolher duas obras - relacionadas abaixo); após esta pesquisa redija o

entendimento principal adotado para toda a condução desta ATPS, no máximo três laudas:

1. O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história;

2. Assistir ao vídeo “A lição dos 5%” de Max Gehringer e, com base nesse ensinamento e nas leituras complementares, descrever quais as habilidades e competências são necessárias para o administrador moderno.

Administração é uma arte na qual temos que saber lidar com situação concretas e abstratas. Saber controlar, planejar, organização e direção. O encanto da administração é transformar recursos e competência em resultados concretos.

Administração vem do latim ad (direção para, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.

A administração sempre desde começo da humanidade, de alguma forma, quando não tínhamos quase muitos recursos para sobreviver, precisava administrá-los da melhor forma possível. Até o final do século XIX ela era empírica, e só a partir do início do século XX Taylor e Fayol iniciaram estudos visando torná-la científica, principalmente através dos estudos de tempos e métodos. O direito administrativo não sei ao certo quando surgiu, mas provavelmente foi da necessidade de estabelecer critérios nas negociações e contratos entre instituições, públicas ou privadas.

A palavra Administração envolve o processo de decidir e resolver problemas com eficiência e eficácia. Com o passar do tempo alguns conceitos mudaram, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época. Segundo Maximiano, 2005 a partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes da Administração: competitivo; tecnológico; econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos na Administração.

A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano, onde se reúne em uma único ambiente, diferentes pessoas como saberes e habilidades, sejam vinculados às instituições com fins lucrativos ou não. A administração pode ser aplicada em qualquer tipo de ambiente.

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776 e desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima. E a moderna administração gerou dois fatores em resposta a duas consequências provocadas pela Revolução Industrial:

• crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;

• necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

Para todo o desempenho e sucesso da Administração tem que existir a eficiência e eficácia de uma pessoa, o administrador, que tem que ser os 5% dos 100, pois assim ele terá sucesso em seu trabalho.

O papel do administrador é extremamente multivariado e contingencial. Se ele é um supervisor de primeira linha situado no nível operacional da empresa, precisa esta mais voltado para rotinas, normas e procedimentos responsáveis por regular a atividade dos seus subordinados que executam tarefas ou então lidam com as tecnologias utilizadas pela empresa.

Habilidades e competências são as qualidades que um administrador que deve ter para ocupar um cargo e desempenha-lo eficazmente. As competências especificas que são necessárias para ocupar um cargo de gerente depende do nível hierárquico, das tarefas do gerente, do tipo de organização e de outros fatores. De forma geral as competências gerenciais são classificadas em quatro categorias;

Conhecimento: é o saber acumulado pela aprendizagem.

Habilidade: é o saber fazer.

Julgamento: é o saber analisar cada situação.

Atitude: é o saber fazer acontecer.

Habilidades do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com