Competências Profissionais
Casos: Competências Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaPaula86 • 25/3/2015 • 3.762 Palavras (16 Páginas) • 787 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo Presencial – Promissão
Pedagogia 6º Semestre
Competências Profissionais
Ana Paula de Oliveira - RA 199728
Gisela Alessandra Borges da Silva Lima - RA 137291
Regina A. Dutra Ferreira - RA 367441
Rosicléia Melchor de Mendonça - RA 367458
“O ensino de letramento e alfabetização pautado na Educação Lúdica”.
PROF.EAD: Prof.ª Ma. AUSDY N. CASTRO
TUTOR PFRESENCIAL MARIA DE FATIMA C. MOREIRA
Promissão – SP
2014
Polo Presencial – Promissão
Pedagogia 6º Semestre
Competências Profissionais
TUTOR PFRESENCIAL MARIA DE FATIMA C. MOREIRA
PROMISSÃO – SP
2014
SUMÁRIO
1. Introdução----------------------------------------------------------------------------------------------- 1
2. Projeto de ensino de letramento e alfabetização pautado em Educação Lúdica----------------2
2.1 A importância do elemento lúdico no processo de ensino aprendizagem----------------2
4. O papel do professor diante do desafio da ludicidade na alfabetização e no letramento------4
5. A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem--------------- 5
5.1 O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem------------------------------5
6. Projeto de Ensino Aprendizagem---------------------------------------------------------------------6
7. Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------------7
8. Referências Bibliográficas-----------------------------------------------------------------------------8
Introdução
O lúdico ocupa um papel muito importante dentro dos objetivos de aprendizagem escolar, uma jeito divertido e prazeroso que muito pode auxiliar no desenvolvimento do gosto da leitura e escrita nos alunos questão no início do ensino fundamental.
O Lúdico é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada no plano de aula de alguns professores e através dessa metodologia de ensino temos uma ótima forma de melhorar as aulas e assim proporcionar aos alunos um ensino diversificado e enriquecedor.
No dia a dia do professor na sala de aula a brincadeira não é deve ser considerada como um simples passa tempo e sim como um instrumento pedagógico necessário para auxiliar e melhorar o desenvolvimento da aprendizagem nos alunos em seus vários aspectos.
Segundo alguns teóricos as atividades lúdicas pode proporcionar ao professor uma forma de ensinar que valoriza os gostos dos alunos, pois quando temos um projeto seja de leitura e escrita ou direcionada a outra matéria em que valoriza e desperte a atenção da criança fica muito mais facial o sucesso da sua aprendizagem.
O objetivo maior desse trabalho é propor através de pesquisas, mediante situação simbólica de uma escola pública ,os professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental conscientizar e incentivar o professor sobre a importância de saber despertar no aluno o conhecimento, o gosto pela leitura e as habilidades da língua escrita por meios de práticas pedagógicas e lúdicas.
Projeto de ensino de letramento e alfabetização pautado em Educação Lúdica
A escola EMEF ´´HENRIQUE UNGER`` durante o primeiro bimestre observou que havia muitas dificuldades de leitura pelas crianças do 3º ano do ensino fundamental, a professora da sala junto com a coordenação pedagógica elaboraram um projeto de ensino de letramento e alfabetização, dando ênfase a educação lúdica A importância das atividades lúdicas na alfabetização, visto que jogos e brincadeiras, são essenciais na construção de uma aprendizagem significativa e isso em qualquer fase escolar.
A importância do elemento lúdico no processo de ensino aprendizagem
A utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula contribui para formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, relação social e interação, auxiliando na construção do conhecimento. Sabe-se que a criança caracteriza-se principalmente pela sua criatividade, pelo fascínio das descobertas, das atividades e situações diferentes, enfim, possui extremo interesse pelo novo, pelo palpável e por tudo o que é no concreto. Assim o processo de aprendizagem na alfabetização e letramento torna-se prazeroso, fácil e dinâmico. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento
...