Composição do petróleo
Seminário: Composição do petróleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunoefatima • 7/10/2013 • Seminário • 991 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
2.2. Composição do petróleo
Os principais grupos de componentes dos óleos são os hidrocarbonetos saturados, formados por alcanos normais(n-parafinas), isoalcanos (isoparafinas) e cicloalcanos (naftenos), os hidrocarbonetos aromáticos e as resinas e os asfaltenos.
A Tabela 2 apresenta a composição química de um petróleo típico.
Tabela 2- Composição química de um petróleo típico
Parafinas normais 14 %
Parafinas Ramificadas 16%
Parafinas Cíclicas (naftênicas) 30%
Aromáticos 30%
Resinas e Asfaltenos 10%
(Fonte: THOMAS, 2001)
3.CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
3.1 - A exploração do petróleo
A reconstrução da história geológica de uma área, através da observação das roch as e formações rochosas, determina a probabilidade da ocorrência de rochas reservatório. A utilização de medições gravimétricas, magnéticas e sísmicas, permitem o mapeamento das estruturas rochosas e composições do subsolo. A definição do local com maior probabilidade de um acúmulo de óleo e gás é baseada na sinergia entre a Geologia, a Geofísica e a Geoquímica.
3.2 - Explotação de campos de petróleo
O trabalho de explotação de um campo de petróleo tem caráter multidisciplinar. Uma gama significativa de profissionais atua de forma integrada, tendo um objetivo comum: promover a produção otimizada dos hidrocarbonetos presentes nos reservatórios. As principais especialidades que atuam nesta área são as seguintes: Geologia de Reservatórios, Engenharia de Reservatórios, Perfuração, Avaliação, Completação e Produção. A nível de interação, a Geologia de Reservatórios se relaciona mais intimamente com os profissionais de Engenharia de Reservatórios, Avaliação e Perfuração. As informações geológicas são críticas para essas três especialidades.
.3.3 - O transporte do petróleo
Pelo fato dos campos petrolíferos não serem localizados, necessariamente, próximos dos terminais e refinarias de óleo e gás, é necessário o transporte da produção através de embarcações, caminhões, vagões, ou oleodutos e gasodutos (Dalemont, 1961).
3.4 - O refino do petróleo
Apesar da separação da água, óleo, gás e sólidos produzidos, ocorrer em estações o u na própria unidade de produção, é necessário o processamento e refino da mistura de hidrocarbonetos proveniente da rocha reservatório, para a obtenção dos componentes que serão utilizados nas mais diversas aplicações (combustíveis, lubrificantes, plásticos, fertilizantes, medicamentos, tintas, tecidos, etc.). As técnicas mais utilizadas de refino são: destilação, craqueamento térmico, alquilação e craqueamento catalítico.
3.5 - A distribuição do petróleo
Os produtos finais das estações e refinarias (gás natural, gás residual, GLP, gasolina, nafta, querosene, lubrificantes, resíduos pesados e outros destilados) são comercializados pelas distribuidoras, que se incumbirão de oferecê-los, na sua forma original ou aditivada, ao consumidor final.
4.
...