TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação De Interesse Publico

Trabalho Universitário: Comunicação De Interesse Publico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  5.322 Palavras (22 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

Comunicação de Interesse Público é toda ação de comunicação que tem como objetivo levar uma informação à população, visando alcançar resultados concretos, tentando influenciar ou mudar comportamentos do público alvo da proposta da mensagem.

As ações podem acontecer de diversas maneiras, como: em anúncios, comerciais, filmes, eventos, redes sociais, etc. Podem partir de diferentes segmentos também, como: através dos órgãos governamentais com intuito de resultados concretos entre a população, iniciativa privada que pode trazer mobilizações paralelas à empresa, o terceiro setor também conhecido como as ONGs que traz diversas visões e valores e até mesmo a internet, que tem sido uma grande ferramenta para mobilizações de diversos segmentos.

Em 2005, o papel da comunicação foi muito questionado,a forma como ela estava posicionada no Brasil e como era manipulada as informações através da imprensa, governo e iniciativa privada.

Porém, hoje temos um cidadão que deixa de ter um papel passivo e assume uma postura de emissor criativo das mensagens propostas.

1 Conceito

Comunicação de Interesse Público é toda ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar uma informação à população que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo. Esta modalidade opera na interseção de varias formas de diferentes atores sociais e pode utiliza uma também variada gama de mídias e formatos na sua formulação.

Pierre Zémor define a Comunicação Publica nos seguintes termos: A comunicação publica é a comunicação formal que diz respeito a troca e à partilha de informações de utilidades publicas, assim como à manutenção do liame social cuja responsabilidade é incumbência da instituições publicas’.

Segundo Zémor (apud Costa,2006), a Comunicação Publica pressupõe a multiplicidade de atores sociais. Ela é praticada sobretudo pelo Estado, em fluxo de comunicação entre o estado e a comunidade, que envolve o cidadão de maneira direta, participativas. Mas é também praticada por instituições privadas.

Interesse Público procura contextualizar de forma mais abrangente o sentido da palavra “público”, ou seja, toda sua amplitude. Entendemos que a Comunicação de Interesse Público designa melhor esse conjunto de ações de comunicação. Comunicação Pública é um conceito mais amplo, envolvendo toda a Comunicação de Interesse Público, praticada não só por governo, como também por empresas, pelo Terceiro setor e pela sociedade em geral.

As ações de Comunicação de Interesse Público são voltadas para a realização de uma aspiração coletiva muito antiga, porém extremamente atual; a construção de um mundo melhor, com maior qualidade de vida para todos. Toda vez que a comunicação busca esse interesse geral estamos falando de Comunicação de Interesse Público.

2 Governo

2.1 Espaço Público

O espaço público é visto como: “de todos e para todos” e também conhecido como [...] espaço situado entre o poder público (governos e entidades estatais e paraestatais) e o espaço privado (do lar, da família e das atividades econômicas privadas).

Nele há troca de informações e debates que mobilizam a sociedade, onde a mídia tem participado muito. Portanto, não apenas os governos participam da comunicação de interesse público, e sim, empresas privadas, terceiro setor, instituições da sociedade civil e sociedade em geral (público não estatal). (COSTA, 2006).

2.2 Papel do Governo na Sociedade

O fato de outros personagens participarem do espaço público [...] não diminui o papel fundamental que o poder público (“governo” no sentido amplo) tem de disseminar informações vitais para a cidadania e a democracia, pois, na essência, é o “órgão que tem competência de impor as regras de conduta e de tomar as decisões necessárias para manter a coesão do grupo”. (COSTA, 2006, p. 30).

Segundo Pierre Zémor, cabe ao poder público:

(...) antecipar, preparar o futuro; atores privados não estão naturalmente preparados para assumir os riscos da coletividade e, mais ainda, de seu futuro longínquo; cabe aos serviços públicos as tarefas da pesquisa fundamental, da educação geral, da proteção do meio ambiente, dos investimentos a longo prazo, reservas financeiras, ordenação do território, infra-estrutura, equipamentos, etc., ou seja, onde a rentabilidade não está perceptível para o horizonte da iniciativa privada.

Atualmente, no Brasil, a administração pública federal tem investido em campanhas de prevenção e combate a poliomielite e à Aids, por exemplo.Neste tipo de campanha fica evidente que a comunicação é uma forma de ação, ou seja, as atividades de comunicação fazem parte da política pública, de maneira indispensável.É necessário um forte esquema de divulgação na mídia para as campanhas, como por exemplo,o combate a Aids. [...] “A disseminação a sua expansão letal.” (COSTA, 2006).

Os órgãos governamentais buscam resultados massiva de informações sobre o comportamento mais adequado para se evitar a doença – no plano sexual, por exemplo – tem sido um dos mais eficazes mecanismos de se prevenir e combater tangíveis através de suas campanhas e ações, além do combate a Aids, há outras ações com esta característica:

• Quando o Ministério da Saúde faz uma campanha dizendo que os idosos devem tomar vacina contra a gripe, o resultado tangível é dado pela porcentagem de pessoas acima de 60 anos vacinadas na sequência da veiculação dos anúncios na mídia.

• Quando o Ministério da Agricultura faz um alerta aos produtores rurais para que não coloquem fogo no pasto, pois é época de seca, o resultado tangível, pode ser medido pela redução da área de queimadas naquele ano, em relação ao mesmo período no ano anterior.

• Quando, numa cidade como São Paulo, a prefeitura orienta a população sobre a coleta do lixo no período de chuvas, pode-se evitar que inúmeros bueiros sejam entupidos e ter como resultado tangível a menor ocorrência de enchentes na cidade.

• Quando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e anuncia que a concessão do benefício de R$ 100,00 do programa Bolsa Família está condicionada à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com