Conceitos Mais Importantes Da Ciencia Política
Artigos Científicos: Conceitos Mais Importantes Da Ciencia Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aneazeredo • 15/4/2014 • 290 Palavras (2 Páginas) • 3.249 Visualizações
Caso Concreto 1
Tema: Território
Leia o trecho abaixo e responda:
“Os belgas não se entendem entre si e já se teriam separado em países diferentes não fossem o seu rei e, mais recentemente, a adoção de uma forma de governo federativa, em que a Valônia, Flandres e Bruxelas têm grande autonomia política e administrativa em relação ao governo nacional, além do surgimento e fortalecimento da União Europeia, que faz com que os belgas se sintam cada vez mais membros de uma comunidade europeia multicultural e multilíngue, e menos belgas, o que ajuda a diluir seus antagonismos internos”. RICARDO C. COELHO
Adaptado de Os franceses. São Paulo: Contexto, 2007.
A compreensão da situação relatada no texto e representada em termos espaciais no mapa somente é possível a partir da distinção entre conceitos importantes para a Ciência Política. Quais conceitos são estes? Justifique a sua resposta.
A Ciência Política tem alguns conceitos mais importantes, dentre eles o Como ciência do poder, Como ciência do poder político, Como ciência dos sistemas políticos.
O primeiro caracterizando-se com as modalidades de exercício do poder, a concentração de poder, interessam à ciência política desde que sejam fonte de poder. A manifestação de poder define-se pela capacidade de obrigar outros a aceitar ou adoptar um determinado comportamento que se agrede.
O segundo estuda o poder gerado numa sociedade politicamente organizada e estruturada, quando exercido como coação.
E o terceiro como ciência dos sistemas políticos estuda o conjunto de interacções através da qual se processa a distribuição autoritária de recursos numa determinada sociedade (concepção originada por David Easton).Surge, então, como o estudo das estruturas e processos pelos quais o sistema político de uma sociedade persegue sua permanência, ao mesmo tempo que procede à distribuição imperativa dos recursos de que tal sociedade se vale, em seu funcionamento.
...