Conhecimento geral das Aeronaves (Asas Fixas)
Por: eduardopsilva • 11/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.325 Palavras (6 Páginas) • 990 Visualizações
1. Para que um aeródino se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que forças atuem sobre ele e que a resultante dessas forças seja nula.
Baseado nessa afirmação, explique quais são os fundamentos da física que proporcionam o voo aeródino. (2 pontos)
Um aeródino voa pelo principio da lei de ação e reação de Newton. Quando o ar escoa junto ao extradorso no bordo de fuga ele é desviado para baixo e para trás causando uma força que joga aeronave para frente e para cima (teoria do Downwash). Quando uma aeronave está voando em voo reto e nivelado as 4 forças que agem sobre a aeronave estão em equilíbrio. A sustentação se opõe ao peso e a tração se opõe ao arrasto, devido a esse equilíbrio entre as forças a resultante da aeronave é definida como nula.
2. Cite e justifique os conceitos teóricos envolvidos em cada afirmativa listada abaixo e confirme se ela é válida ou falsa. (2 pontos)
“Em uma pista, quanto maior a temperatura maior será a corrida de decolagem”.
Resp.: Válida, quanto maior a temperatura menor será a densidade do ar que por sua vez afeta as duas principais forças presentes em um voo, a sustentação e a tração. Ambas as forças dependem da densidade do ar e quanto maior a densidade maior será A produção de sustentação pela asa e a tração pelo motor. Tendo essas forças citadas maiores a distância percorrida na decolagem será maior.
“A pressão atmosférica é do tipo dinâmica”.
Resp.: Falsa, a pressão atmosférica é a junção da pressão estática mais a pressão dinâmica a soma das duas resulta na pressão total que também pode ser chamada de pressão atmosférica. A pressão dinâmica também chamada de pressão de impacto é definida como a pressão exercida pelo ar em movimento. Quanto maior a densidade e a velocidade de deslocamento do fluido maior será a pressão dinâmica.
“Quando o ar escoar uniformemente por um tubo, nós teremos na parte mais estreita desse tubo maior temperatura”.
Resp.: Valida, quando o ar esta escoando na parte mais estreita de um tubo a velocidade do fluido é maior, a velocidade aumenta devido a redução da pressão estática. Se a velocidade do fluido aumenta, as moléculas do fluido oscilam numa velocidade maior também fato que aumenta a temperatura.
“A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave, denomina-se tração”.
Resp.: Falsa, existem duas componentes paralelas ao deslocamento de uma aeronave em voo de cruzeiro. A tração e o arrasto, quando a aeronave esta voando em velocidade constante a tração é igual ao arrasto, se estiver havendo uma aceleração a tração é maior que o arrasto e quando houver uma desaceleração o arrasto estará sendo maior que a tração. Por isso classifico a afirmação acima como falsa.
3. A aeronave nada mais é que uma máquina composta por vários sistemas e componentes que produzem algum trabalho ou efeito aerodinâmico com o objetivo de fazê-la voar. Baseado nesta informação e com pesquisas bibliográficas em outros materiais além do livro didático, descreva de modo sucinto cada um dos itens abaixo. (2 pontos)
Superfície aerodinâmica.
Resp.: Superfície aerodinâmica é definida como toda superfície da aeronave capaz de produzir forças uteis ao voo. Como exemplo cito a asa responsável por gerar a sustentação, a empenagem por gerar equilíbrio ao voo e a hélice responsável por gerar a tração da aeronave.
Centro de gravidade.
Resp.: CG é o ponto onde se localiza a resultante e a soma de todos os pesos da aeronave. Onde o eixo longitudinal, lateral e vertical se cruzam. CG também podemos definir como sendo o centro de equilíbrio da aeronave, se pendurarmos a aeronave por esse ponto a aeronave tem que ficar exatamente na horizontal.
Centro de pressão.
Resp.: É o ponto onde está localizado a resultante aerodinâmica da aeronave. Lembrando que o CP se desloca para frente em um perfil assimétrico conforme o ângulo de ataque aumenta e num perfil simétrico ele é fixo. O CP de uma asa se encontra no ponto onde ocorre a maior diferença de pressão estática entre o extradorso e o intradorso.
Ângulo de ataque.
Resp.: Ângulo de ataque é definido como o ângulo formado entre a corda da asa e o vento relativo. Quanto maior esse ângulo maior será a sustentação, isso ocorre até um valor máximo onde a sustentação vai decrescer rapidamente e o arrasto aumentará rapidamente.
4. Faça uma descrição completa de um sistema básico que é utilizado nas aeronaves com o objetivo de fornecer combustível ao motor. (2 pontos)
Resp.: O sistema de combustível depende da aeronave, geralmente nas aeronaves de pequeno porte com asa alta, o sistema é feito por gravidade, sem a utilização de bombas contando somente com um filtro para reter as impurezas do motor. Nas aeronaves com asa baixa existem duas bombas que levarão combustível
...