O Conhecimento Geral das Aeronaves
Por: felipe.silva32 • 4/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.599 Palavras (11 Páginas) • 395 Visualizações
A partir do estudo de nosso material didático, responda as questões abaixo relacionadas.
Questão 1
Conforme conhecemos, o piloto utiliza o manche e os pedais para exercer o controle dos movimentos do avião. A partir disso:
a) Descreva o sistema da aeronave que é utilizado pelo piloto para controlar o voo. (1,0 ponto) O sistema utilizado por aviões de pequeno porte não mudou mundo desde o inicio da aviação, um monomotor possui um sistema que atua nos pedais e no manche.
Nos pedais atua o leme de direção que é responsável por levar o nariz do avião para esquerda e para a direita, no manche atuam os ailerons, que são responsáveis por girar o avião para esquerda ou para a direita. Estas superfícies são denominadas superfícies primarias de voo, há também as superficies secundarias de voo, que são constituídas por compensadores ( Fixos, ajustáveis ou comandáveis) e servem basicamente para retirar tendências indesejáveis ao voo, melhorando assim a navegabilidade do avião e esforços do piloto.
b) Cite quais são os componentes deste sistema. (1,0 ponto)
Os componentes são constituídos basicamente por roldanas, cabos, astes, quadrante, polias, e esticadores.
Devido a sua simplicidade esse sistema gera pouca manutenção, pois, nos aviões de pequeno porte geralmente se verifica apenas o alinhamento dos comandos que devem estar iguais as suas superfícies, o ajuste dos batentes para evitar que o piloto sobrecarregue a estrutura com movimentos exagerados, o ajuste da tensão dos cabos para evitar desgastes nos componentes, e o balanceamento das superfícies.
c) Quais são os movimentos obtidos. (1,5 pontos)
Os movimentos obtidos são basicamente, são três movimentos que giram em torno do eixo lateral, eixo longitudinal e eixo vertical.
No eixo lateral, teremos o movimento de arfagem, que é responsável por jogar o avião para cima quando efetuado o movimento de cabrar( puxar o manche para trás) , e pra frente quando utilizado o movimento de picar ( empurrar o manche para frente), e é acionado pelo profundor
No eixo longitudinal teremos o movimento de rotação ou seja, rolagem, rolamento, bancagem ou inclinação lateral, que se resume em girar para esquerda ou para a direita as asas, e é acionado pelos ailerons.
No eixo vertical teremos o movimento de Guinada, ou seja, levar o nariz do avião para o lado esquerdo ou para o lado direito, e é acionado pelo leme de direção.
Questão 2
Acesse o endereço eletrônico:
<http://www2.anac.gov.br/segVoo/pdf/Relatorio%20PT-NBH.pdf> (Acesso em: 20 fev. 2014) e leia o relatório final emitido pelo CENIPA referente ao incidente grave ocorrido com a aeronave.
Após a leitura responda:
a) Por que o motor voltou a funcionar normalmente? (1,0 ponto)
Pouco tempo após a decolagem o piloto constatou uma variação de fluxo do combustível intensificando cada vez mais.
O Piloto acionou a bomba elétrica, e a partir de então o fluxo se normalizou ocasionando a volta do funcionamento normal do motor.
O motor retomou seu funcionamento normal devido a bomba elétrica normalizar o fluxo do combustível para o motor.
b) Descreva o funcionamento de um sistema de combustível. (1,0 ponto)
O combustível sai dos tanque e vai diretamente para o gascolator que atua na junção dos tanques de combustível, após passa pela válvula seletora que atua em ambas ou fechada, a bomba elétrica serve somente para acionamento e para uma eventual falha da bomba mecânica na decolagem ou pouso. A bomba mecânica envia o combustível sob pressão para a dosadora que dosa a gasolina enviando para a válvula distribuidora que faz a distribuição uniforme para os cilindros de acordo com a necessidade do motor.
Este sistema esta baseado em um sistema de injeção direta, onde o combustível é injetado diretamente na cabeça do cilindro, sendo que ele aspira ar puro e a mistura é feita dentro do cilindro.
c) Qual é o motivo e importância de haver uma bomba elétrica além da bomba mecânica como parte do sistema? Explique: (1,5 pontos)
O principal motivo é a segurança, os aviões possuem bomba mecânica, e uma bomba auxiliar elétrica, esta mesma é acionada geralmente em operação padrão para decolagem e pouso a fim de proporcionar uma margem de segurança nessas etapas mais criticas do voo. A principal importância da bomba elétrica em caso de falha da bomba mecânica, é assegurar o funcionamento do sistema não comprometendo o funcionamento do motor.
Um exemplo que pode ser citado é o acidente com um Embraer 202 A(PT-UTX), a bomba mecânica apresentou rachaduras e danos. Verificou-se que durante o acidente a bomba elétrica encontrava-se desligada, porem a recomendação do fabricante prevê que deve estar ligada quando voando em baixa altura. O acidente se concretizou devido ao fato de o operador optar por economizar a vida útil da bomba elétrica deixando-a desligada.
Nota-se nesse exemplo a suma importância que é para o sistema a bomba elétrica em caso de falha na bomba mecânica.
Questão 3
Como nossa atmosfera é extremamente dinâmica, a temperatura e a pressão podem variar entre a decolagem e o pouso, de um local para outro, ou mesmo com o passar do tempo. Se os altímetros não pudessem ser ajustados para a pressão fora do padrão, uma situação perigosa poderia ocorrer.
Baseado nesta afirmação:
a) Exemplifique uma situação perigosa em que o fator contribuinte foi a falta de ajuste de altímetro. (1,5 pontos)
Para se manter um voo seguro, os pilotos necessitam de informações constantes sobre o seu nível de voo e topografia da rota, a altimetria é uma técnica utilizada para determinar a altitude de uma aeronave.
A pressão exercida pela atmosfera sobre os corpos depende da altura em que se encontram. Com a criação do barômetro aneroide, originou-se o altímetro, um instrumento que possui a capacidade de associar os valores de
...