TESTE DE CONHECIMENTO GERAL
Tese: TESTE DE CONHECIMENTO GERAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MADUREIRA • 12/12/2013 • Tese • 2.892 Palavras (12 Páginas) • 1.563 Visualizações
ITG – INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL
DEPARTAMENTO ACADÊMICO
CURSO BACHARELADO
NOME DO ALUNO:
PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS
1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto
Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).
R- Jesus estava fazendo uma advertência quanto ao comportamento dos Escribas e Fariseus que davam mais importância a fatos de pequena relevância do que importarem-se com o que era realmente relevante para o Reino de Deus.
2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no
Pentateuco. (Pentateuco).
R- No Pentateuco o caráter de Deus se revela especialmente em sua obra de salvação. Começa com uma promessa em Genesis 3.15 em que Deus revela um Salvador para solucionar o grave problema da humanidade perdida, demonstrando em seguida como a reelação é progressiva, preparando o homem para receber seu Redentor. Enquanto o mundo á volta de Moisés era politeísta, permanecendo na idolatria, Moisés com ousadia escreve sobre o único Deus supremo, uno e trino criador dos céus e da terra, revelando seu caráter santo, bondoso, justo, onipotente, onisciente e pai.
3. Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo final em um sermão.(Homilética).
R- Enfatizando a necessidade da aceitação pública do plano de Salvação de Cristo Jesus, de maneira discreta, sem constrangimentos ou ofensas.
4. De que maneira se diz que a Igreja é a Instituição sobre a terra a qual Jesus
mais ama? Efésios 5:25 até 27. Comente com suas palavras.( História da
Igreja).
R- Os versos da referência mostram claramente que o amor de Cristo por sua igreja é incondicional, tendo ele sacrificado a sí próprio para ama-la e servi-la, sem reservas quanto ao preço do sofrimento.
Um amor incondicional ao ponto de aceitar a morte na cruz do calvário, para salvar a sua igreja e também para santificá-la.
5. Em Is 53:2 diz: "... não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para
ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos". Explique este texto
sobre a “beleza ” do Messias nesta passagem. (Profetas Maiores.)
R- O livro de Isaías está repleto de mensagens proféticas anunciadas por meio de metáforas, assim sendo, o verso em questão busca enfatizar que JESUS não atraia as pessoas pelo seu aspecto fisionômico e sim pelas suas palavras, ensinamentos e milagres realizados.
6. Qual é o sentido correto da palavra “soter” – Qual é seu significado?(Soteriologia)
R: Salvação, libertação
7. Como os antigos gregos supunham que a vida havia surgido? Cite
exemplos. (Geografia Biblíca).
R- para os Gregos o inicio da criação foi o “caos” e este gerou ÉREBO (a parte mais profunda dos infernos) e NYX (Deusa da noite). Estes fizeram nascer o ÉTER (ar) e HEMERA (o dia).
Depois GAIA (terra) tornou-se a base em que todas as vidas tem origem, URANO (céu) casou-se com GAIA, dando origem a todas as criaturas (Titãs, deuses e homens)
8. Os Evangelhos muitas vezes apresentam diferenças entre si, diferenças que
não chegam a ser contradições propriamente ditas, como exemplo citamos a
morte de Judas Iscariote, que em Mateus 27:5 diz que se enforcou, enquanto
que Lucas em Atos relata que ele se jogou de um barranco e se partiu ao
meio (Atos 1:18). Qual é a versão correta, ou como se pode conciliar as
narrativas, ou os críticos tem razão ao supor que a Bíblia tem
contradições? (Os Evangelhos).
R:Creio ser a razoável considerarmos que o enforcamento em uma árvore a beira de um penhasco foi a “causa mortis”, e a queda com o consequente rompimento do tórax, teria sido um ato contínuo, tendo em vista que o suicídio teria ocorrido em um sábado,(dia de descanso) e o corpo permanecido ali, por tempo indeterminado. Possivelmente, pelo processo natural de putrefação da matéria orgânica, o corpo poderia ter se desprendido da corda ou o galho ter se partido pelo excesso de peso , fazendo com que houvesse a queda ao solo, o rompimento das entranhas.
Existem determinadas “contradições” segundo a ótica humana que de maneira açodada podem ser atribuída ao lapso temporal entre os autores dos escritos e até mesmo a maneira de como tais fatos chegaram ao conhecimento dos próprios (teoria ao meu ver, aplicável apenas ás narrativas históricas).
9. Quais são as quatro palavras chaves que descrevem o melhor método de
estudo das Escrituras e que formam um conjunto inseparável? (Métodos de
Estudos Bíblicos).
R- texto, contexto, palavras e idéias.
10. O que significa a palavra Pneuma? (Pneumatologia).
R: Pneuma é uma tradução do hebraico Ruah, que na sua origem é feminino e significa sopro. Pneuma é neutro em grego, e foi traduzido depois como espírito.
11. Faça um breve resumo da posição escatológica denominada: Pré-milenar
dispensacionalista. (Escatologia).
R- O pré milenismo dispensacionalista é uma variação do pré milenismo, que surgiu no século XIX, amplamente divulgado nos círculos fundamentalistas, ganhou notoriedade entre ao Cristãos protestantes. Essa linha de interpretação acredita na volta de Cristo antes do milênio, tal qual o pré milenismo histórico, porém acrescentando a vinda de Cristo antes da grande tribulação, sendo por isso também chamado de pré-milenismo pré-tribulacional .
No final da dispensação da graça (época atual), haverá o retorno de Deus,
...