Constituição do Petróleo
Tese: Constituição do Petróleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laila96gomes • 29/4/2014 • Tese • 257 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Constituição do Petróleo
O Petróleo é uma mistura de compostos de carbono e hidrogênio denominados de hidrocarbonetos. Possui também nitrogênio, oxigênio, compostos orgânicos e traços de outros elementos. Em alguns casos verifica-se também a ocorrência de gases que são hidrocarbonetos, além de gases inorgânicos como o hélio e outros.
Origem do Petróleo
Acredita-se que o Petróleo tenha se originado pela decomposição bacteriana de plantas e animais, submetidos a altas pressões e temperaturas ocorridas há milhões de anos. O produto, oriundo dessa decomposição, ficou retido em camadas impermeáveis abaixo da crosta terrestre.
Perfuração – Extração
Havendo evidência da existência de Petróleo nas áreas estudadas inicia-se a fase de perfuração, o que é feito com a torre que tem de 50 a 80 m de altura, utilizada para sustentar as hastes das sondas.
A sonda mais utilizada em nossos dias é a rotativa, composta por tubos de aço presos a uma mesa rotativa, tendo em sua extremidade inferior uma broca de metal duro, a qual se aprofunda no solo triturando a rocha. À medida que a sonda desce no poço, novos tubos vão sendo atarraxados uns aos outros. Essa ação é facilitada pela chamada lama de perfuração que é bombeada continuamente no interior dos tubos, lubrificando e refrigerando a broca.
Quando o Petróleo é encontrado, novos tubos de aço são introduzidos até o fundo, retirando-se a torre e os equipamentos de perfuração sendo então substituídos por um conjunto de válvulas e manômetros conhecido como árvore de natal. Esse conjunto tem por finalidade controlar o fluxo de petróleo e dirigir o jorro para os tanques de armazenagem.
...