Contabilidade Criativa
Exames: Contabilidade Criativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: catariinalima • 18/4/2014 • 537 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
A Contabilidade Criativa
Na contabilidade existem normas, leis e regras. E os contadores sabem disso e mesmo assim optam por um caminho escuro, ou seja, fora dos procedimentos padrões. Ao escolher certos “caminhos“ que gerenciam resultados de seus interesses, usando a manipulação com isso surge a contabilidade criativa e as fraudes.
A contabilidade criativa pode ser traduzida como uma maquiagem da realidade patrimonial de uma entidade, decorrente da manipulação dos dados contábeis de forma intencional, para se apresentar a imagem desejada pelos gestores da informação contábil.
Existem inúmeras razões para utilizarem a prática de contabilidade criativa, pretendendo simplificar suas causas que pode nos levar a uma perigosa transformação de seu conceito. Uma vez que elas não se apresentam claramente definidas, e isso envolve aspectos como responsabilidade social, fraude e ética. Atualmente, uma das suas principais causas tem a ver com o impacto sobre as informações divulgadas nas decisões dos investidores sobre ações da Bolsa de valores.
A contabilidade criativa permite refletir uma tendência estável de crescimento das receitas, ajuda a manter ou sobrevalorizar o preço das ações, retarda a chegada de boas ou más notícias ao mercado e oculta informações sobre o envolvimento ou comprometimento dos executivos.
Vários são os motivos para empresa utilizar a criatividade contábil. Alguns deles são:
Ter um fluxo constante de receitas. As empresas gostam de demonstrar uma tendência estável de crescimento do faturamento e não de evidenciar oscilações bruscas, o que poderia ser interpretado como risco pelo mercado.
Manter em alta o preço das ações, por meio de mecanismos que reduzam aparentemente o endividamento ou aumentem as receitas e os resultados.
Atrasar a chegada de informações ao mercado financeiro, beneficiando alguns investidores que tenham acesso privilegiado a tais informações. Um exemplo configura-se nas remunerações em ações aos próprios diretores das empresas. Os diretores podem atrasar as divulgações de resultados alcançados e outros dados financeiros para que possam operar nas bolsas em benefício.
Mascarar o desempenho governamental. Neste caso, o governo pode fazer a sua divulgação em regime de caixa, dificultando a apuração de custos de programas e projetos. Além disso, a mudança da base de contabilização e as entidades que são inseridas na consolidação do setor governamental podem colaborar para formar uma melhor imagem dos índices dívida/PIB e déficit/PIB.
O uso dos contratos de gaveta e a manipulação de seus prazos de direitos e obrigações, bem como mudanças de indexadores (índices), de acordo com o objetivo almejado.
De acordo com as normas internacionais de contabilidade (CPC 15) temos alguns exemplos de combinação de negócios com a contabilidade criativa.
Um dos exemplos é o caso da Empresa Krispy Kreme. Essa empresa fabricante de donuts e de equipamentos para sua fabricação e os vende a sua rede de franquias. Para melhorar o lucro, ela vendeu equipamentos e depois incorporou a empresa. E
...