Contabilidade Criativa
Por: Ernesto Rubens • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.365 Palavras (22 Páginas) • 549 Visualizações
INTRODUÇÃO
A contabilidade vem se tornando cada vez mais importante em toda a sociedade. Ela transforma os fatos administrativos ocorridos nas empresas em relatórios que auxiliam os administradores nas tomadas de decisões. Por ter essa importância nas empresas o contabilista passou a ser conhecido como um profissional indispensável na sociedade.
As atividades contábeis deixaram de ser vistas como apenas necessárias para o cumprimento de obrigações fiscais e trabalhistas e hoje representam um grande aliado para as atividades de administração das empresas, para que essas, em poder de todos os relatórios contábeis possam tomar decisões de planejamentos e montar estratégias para se tornar competitivas no mercado.
Existem na contabilidade as Normas e Princípios contábeis, com o objetivo de que as informações das empresas sejam divulgadas de uma forma padrão e assim, possam ser feitas comparações entre as empresas.
No entanto podem existir na contabilidade pessoas que agem com má fé e podem maquiar as demonstrações para que a empresa mostre um resultado melhor, ou até mesmo para desviar grandes quantias em dinheiro, caracterizando uma fraude contábil.
Como questão problema para este trabalho: Porque ocorrem as fraudes e como a auditoria pode combatê-la.
O objetivo geral desse projeto é analisar o conceito de fraude contábil, sua influência na arrecadação de tributos e qual o papel do auditor contábil no combate e prevenção de ações fraudulentas pelas empresas.
Como objetivos específicos:
- Identificar a diferença entre erro e fraude.
- Identificar o conceito de ética e qual sua importância para o profissional contábil, analisando o código de ética do contabilista.
- Identificar e analisar os tipos de Demonstrações contábeis e como é feito a auditoria dos mesmos.
- Reconhecer o grau de responsabilidade do auditor independente, em casos comprovados de fraude contábil.
- Demonstrar quanto à união, estados e municípios perdem com as fraudes contábeis.
- Quando a fraude é identificada, qual deve ser o papel do contador.
O presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, está dividido em capítulos e objetiva-se com ele, responder ao problema e atender aos objetivos apresentados.
O trabalho em questão trata de um assunto de nível global, que mesmo sendo criados mecanismos para evitar as fraudes, ela sempre estará em evidência na contabilidade. Sendo o contador responsável ou não por ela, ele terá sempre a missão de combatê-la.
Enfatiza-se nesse trabalho a importância do auditor na prevenção e na descoberta dessas fraudes, bem como a relação entre a ética e o profissional contábil.
A auditoria tem vários objetivos, o principal seria de revisar integralmente os registros contábeis e apontar o que está fora das normas e princípios contábeis, evitando assim que as fraudes ocorram. Por esse motivo as presenças do auditor nas empresas inibiriam a atuação dos fraudadores.
A fim de atender ao objetivo desse projeto que se propõe a analisar o real papel do auditor em combate as fraudes contábeis, será adotada uma pesquisa bibliográfica teórica, tendo como foco a relação entre a ética e a profissão de contabilista.
1 FUNÇÕES DA AUDITORIA CONTÁBIL
A contabilidade tem diversos significados errôneos que são atribuídos pela sociedade. Muitos acreditam que a contabilidade é muito burocrática e que somente se restringe aos pagamentos de tributos governamentais e para cumprir obrigações perante as leis que regem nosso país. Mas a contabilidade é muito mais do que somente apurar impostos, ela mensura, ou seja, fornece os dados e números relativos a tudo que se passa na organização; comunica, pois além de contabilizar os fatos ela condensa os fatos em relatórios e é confiável, já que além de captar os dados para apresentá-los em relatórios ela testa a veracidade dessas informações. Sendo o objetivo maior da contabilidade, fornecer dados e informações a respeito do patrimônio da empresa, esses devem ser verdadeiros, pois serão utilizados para o processo de tomada de decisão.
A contabilidade é uma ferramenta dinâmica e eficiente no sentido de ser um apoio aos administradores na tomada de decisão. Os investidores somente irão tomar a decisão de colocar dinheiro em uma sociedade se observar que nos relatórios contábeis, os números são positivos e indicam que a empresa é boa para ser investida.
Para Marion (1998, p.24), “A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”. Essas informações seguem as Normas e Princípios Contábeis e devem apresentar a realidade vivida pela empresa. Como ferramenta de aprovação dos Relatórios Contábeis surge a Auditoria, que vem para tornar as Demonstrações Financeiras confiáveis.
Para Attie (1998, p.25), “ A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”. Já Crepaldi (2002, p.23), define auditoria como sendo “... o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas das demonstrações financeiras de uma entidade”.
A auditoria contábil tem o objetivo de manifestar uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis de uma determinada empresa, foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades da empresa, deve fornecer uma opinião imparcial, fundamentada em normas, princípios e leis previstas pelo Conselho Federal de Contabilidade.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T11), a Auditoria é conceituada como, “ ...o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante aos Princípios fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade”.
A auditoria contábil examina se os registros contábeis foram feitos de forma correta, examina também os reflexos sobre o patrimônio em diversos aspectos, conforme Santos, Schmidt e Gomes (2006), quais sejam:
...