Contador Como Gestor
Casos: Contador Como Gestor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ararangua • 13/6/2014 • 4.221 Palavras (17 Páginas) • 228 Visualizações
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Mariela Sálvio de Andrade
Prof. Taciana Camila Mora
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Ciências Biológicas (Bid 2261) – Anatomia e Fisiologia Humanas
09/09/09
RESUMO
O sistema respiratório é essencial para todos, pois sem respirar não viveríamos . O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
Palavras-chave: Respiração. Órgãos. Funções dos órgãos.
1 INTRODUÇÃO
Este abordará como tema o sistema respiratório, ele falará a respeito dos órgãos que constituem o mesmo, para melhor compreensão neste será apresentado a função de cada um deles e como é o funcionamento do sistema respiratório e doenças ligadas ao sistema respiratório.
2 SISTEMA RESPIRATÓRIO
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou troca de substâncias gasosas - O2 e CO2 ), entre o ar e a corrente sanguínea, é feita pelo aparelho respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares, o oxigênio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o gás carbônico (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis por efetuar as trocas gasosas entre o ar e o sangue de forma adequada. É constituído por dois pulmões mais as vias respiratórias, os condutos por onde o ar circula. O termo respiração pode ser definido de duas formas:
Respiração celular: processo que ocorre nas mitocôndrias, e cujo objetivo é a produção de energia a partir de uma seqüência de reações de oxidação da glicose:
C6H12O6 + O2 à CO2 + H2O + Energia (na forma de ATP).
Respiração Pulmonar: consiste em trocas gasosas entre o ar e o sangue. O nome desse processo é hematose, e ele ocorre nos alvéolos pulmonares. Neste caso, os gases respiratórios são o O2, utilizado no processo de respiração celular, e o CO2, resultante deste mesmo processo.
2.1 FUNÇÔES DOS ORGÃOS DO SISTEMA RESPIRAÇÃO
Narinas: por onde o ar entra no organismo.
Cavidades nasais: aquecem, umedecem e filtram o ar. Possuem um epitélio revestido por muco (onde partículas de sujeira se aderem), e também são responsáveis pelo sentido do olfato, pois abrigam o epitélio olfatório. O interior das cavidades nasais apresenta dobras chamadas cornetos nasais, responsáveis por fazer com que o ar inalado circule e seja aquecido (condicionado) graças às trocas de calor com o sangue que percorre a rede de vasos sangüíneos presente no local.
Faringe: tubo compartilhado pelos sistemas respiratório e digestório, conduz o ar até a laringe.
Laringe: órgão tubular constituído por peças cartilaginosas articuladas, uma das quais é a proeminência laríngea. Possui pregas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem do ar. A abertura da laringe é chamada glote, e possui uma tampa cartilaginosa chamada epiglote, que a fecha quando engolimos o bolo alimentar que desce pela faringe tendo como destino o esôfago. Quando este mecanismo falha, o alimento cai na laringe e então engasgamos.
...