Controladoria
Projeto de pesquisa: Controladoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 230861 • 5/2/2015 • Projeto de pesquisa • 4.843 Palavras (20 Páginas) • 347 Visualizações
INTRODUÇÃO
A evolução das atividades econômicas nos últimos anos, com o manifesto aumento na concorrência em todos os setores tem entre outras conseqüências, a intensificação da disputa entre as empresas com a conseqüência busca pela excelência, visando manter a competitividade, alcançada à condição de fator de sobrevivência.
As mudanças no setor operacional provocam a necessidade de muitas alterações na forma de gestão das organizações. O aumento da competitividade, o avanço da tecnologia, a crescente exigência dos consumidores, entre outros, são fatores que afetam as empresas e exigem delas uma permanente adaptação a esse ambiente desafiador.
O conhecimento, o controle e o planejamento são alguns dos principais fatores que podem estabelecer as oportunidades ou as ameaças à sobrevivência das empresas, pois exigem das mesmas respostas rápidas e eficazes ao alcance de seus objetivos. Neste contexto, pode-se observar a importância da controladoria como órgão responsável pelo processo de gestão dentro das empresas.
Diante desses desafios, a elaboração e consolidação de um adequado planejamento estratégico e seus planos decorrentes pelas empresas, podem trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas no presente apóiem as conseqüências geradas no futuro. É na administração dessas situações que se insere a controladoria, cuja função básica é subsidiar os gestores na busca constante da eficácia organizacional, através da disseminação de informações tempestivas e relevantes, mantendo uma estreita relação com a atividade de planejamento. Noutras palavras, as atividades de controle cresceram de importância tanto no ambiente interno, como no ambiente externo, passando a integrar o vocabulário corrente de pessoas ligadas à gestão de empreendimento.
A atuação da controladoria pode ser visualizada sob duas colocações:
1º - como um órgão facilitador que fornece informações às demais áreas da empresa para que possam implementar suas estratégias específicas;
2º - como a área que procura integrar o processo de decisões estratégicas de cada área com o objetivo global da organização, ou seja, com a diretriz estratégica da empresa como um todo.
Diante dessa acirrada competição que as empresas têm-se deparado no momento atual, a controladoria parece vir desempenhando um papel estratégico importante, pois a preocupação de estruturação de controles internos, para garantir que a contabilidade apresente o verdadeiro valor do patrimônio das organizações, vem obtendo amplitude cada vez maior.
A controladoria atua no processo de gestão com o objetivo de proporcionar aos gestores os meios que os levem a atingir a eficácia organizacional, de modo que todas as decisões estejam voltadas à harmonia operacional, tomadas sempre à luz dos objetivos globais da organização e com os gestores atuando de forma sincronizada no sentido de gerarem, com suas ações, os melhores resultados possíveis com o menor sacrifício de recursos possíveis.
A Controladoria como unidade administrativa tem um papel relevante, no processo de planejamento global de modo a atingir os objetivos propostos e garantir a eficácia da empresa.O departamento de Controladoria deve estar em constante alerta assegurando que as atividades da empresa sejam realizadas de forma correta, com eficiência dos resultados da unidade. Por meio da sua influência, implica a melhoria nos sistemas gerenciais, aumentando o desempenho de seus gestores.
A Controladoria, enquanto ramo de conhecimento da Contabilidade é órgão integrador das demais áreas da organização, desponta sob o enfoque de unidade de suporte administrativo ao processo de gestão devendo obedecer a configuração e filosofia adotada no sistema empresa, tem o intuito de assegurar a otimização do resultado econômico identificado os erros e falhas nos processos.
No papel de gestora do sistema de informação, tem a preocupação e dever de disponibilizar informações úteis aos gestores no processo de tomada de decisões, destacando-se maior contribuição na busca da missão da empresa.
Além desta introdução e das referências, este artigo está estruturado com uma seção que apresenta um estudo sobre os aspectos teóricos da controladoria. Na seqüência encontra-se a metodologia aplicada para a realização do trabalho. A seguir, se analisam os dados coletados e, por fim, apresentam-se as considerações finais referentes ao estudo.
O escopo deste artigo não é o de esgotar o assunto, mas sim o de lançar o tema da relação entre controladoria e gestão de conhecimento à discussão.
Capítulo 1 - REFERENCIAL TEÓRICO
Este capítulo tem por objetivo apresentar o conjunto de conceitos e teorias relativos ao objetivo da pesquisa, buscando estabelecer uma seqüência lógica do assunto, para facilitar a compreensão da controladoria como órgão de gestão.
Apesar da falta de homogeneidade na conceituação da controladoria, reconhece-se a sua importância e as funções que lhe são imputadas. O processo de desenvolvimento empresarial dá-se em conseqüência do ambiente caracterizado por constantes mudanças, em que se inserem estas organizações. Dessa forma, as empresas precisam cada vez mais entender seu ambiente interno e externo e determinar o impacto das mudanças deste ambiente na sua eficácia.
O papel tradicional da controladoria, de preparação de relatórios e orçamentos, encontra-se em processo de migração para uma abrangência maior dentro das organizações. Sua função torna-se cada vez mais de suporte à alta administração, por meio do gerenciamento de sistemas de informações e de controles internos, que subsidiem decisões sobre as metas de desempenho organizacional e do gerenciamento estratégico do risco (SANTOS, 2004).
A controladoria é responsável pela estruturação dos controles internos nas organizações e se tem mostrado como poderoso auxiliar na gestão estratégica das organizações. Tem, entre suas funções, ainda, a estruturação de um sistema de informações, fundamental para desenvolvimento do processo decisório das instituições (BENEDICTO e LEITE, 2004).
Controle interno é um conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa (ALMEIDA, 2007).
O sistema de informações pode ser entendido como um conjunto integrado de informações, cujo propósito é apoiar as operações e funções de gerenciamento de uma empresa e propiciar a análise de situações e tomada de decisões,
...