TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle

Por:   •  11/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5
  1. PROCEDIMENTOS

A seguir, a descrição dos procedimentos realizados no laboratório.

  1. PROCEDIMENTO I

Foi disposto ao grupo, um módulo eletrônico, um osciloscópio, um gerador de função, um CI 741 comparador, resistores de 10 kΩ, 470 kΩ, 150 kΩ, 680 kΩ e 100 kΩ, LED’s e fios. Os circuitos montados a seguir tem como base o circuito de um comparador simples sem realimentação.

Primeiramente, foi montado um circuito comparador inversor simples, para testes, sendo esse alimentado com 5 V positiva e negativamente, e com um resistor de 10 kΩ na entrada negativa, e a entrada positiva conectada ao terra, observando assim que não existiu queda de tensão no mesmo, provando que o circuito está funcionando.

Após este feito, foi montado outro circuito também comparador, com uma resistência na entrada negativa de 10 kΩ, porém o mesmo fora alimentado com uma tensão positiva e negativa de 12 V, e fora observado a saída do mesmo, o resultado pode ser visto no item a seguir.

Um terceiro circuito foi montado, agora disposto de alimentação positiva e negativa de 12 V e na entrada positiva fora conectada ao terra, na respectiva entrada negativa fora colocado um potenciômetro de 10kΩ, o qual já se encontrava no módulo eletrônico, o mesmo fora alimentado com a mesma tensão do CI 741 (12V), seguindo esse, fora colocada uma resistência fixa também de 10 kΩ. Na saída deste circuito, a qual também é a do CI 74, fora ligado um resistor de 680kΩ e um LED, e foi observado o acendimento do mesmo, de acordo com a variação da resistência do potenciômetro.

No quarto circuito montado, foi mantida alimentação de 12V (positiva e negativa), fora também mantida a disposição do potenciômetro e da resistência de 10kΩ seguida a ele, e a saída do CI 741 também fora mantida a mesma descrita acima, a diferença desse circuito para o descrito acima, foi que a entrada positiva do mesmo, não fora conectada ao terra, fora conectado á um divisor de tensão, onde os resistores que o compõem são de valores iguais, sendo ele de 100 kΩ, após a montagem, fora observado o acendimento do LED de acordo com a variação da resistência no potenciômetro.

O quinto circuito fora montado exatamente igual ao segundo, porém na sua entrada negativa fora conectado o gerador de função, para que a respectiva curva característica fosse observada.

  1. PROCEDIMENTO II

Foi disposto ao grupo, um módulo eletrônico, um osciloscópio, um gerador de função, um CI 741 comparador, resistores de 10 kΩ, 470 kΩ, 150 kΩ, 680 kΩ e 100 kΩ, LED’s e fios. Os circuitos montados a seguir tem como base o circuito de um comparador com realimentação positiva. Os circuitos descritos abaixo têm a sua montagem bem semelhante aos circuitos já descritos, portanto, aqui será descrita apenas as respectivas diferenças.

O primeiro circuito montado foi um comparador com realimentação positiva, na sua entrada negativa fora colocado determinada tensão e um resistor de 10kΩ, e foi verificada a tensão no pino de saída do CI 741.

O segundo circuito fora montado semelhante ao terceiro descrito no item acima, porém, na entrada positiva do CI, fora conectada uma realimentação. Neste circuito fora verificado o momento em que o LED acende de acordo com a rotação do potenciômetro, ou seja, de acordo com a variação na resistência do mesmo.

O terceiro circuito fora montado semelhante ao quarto descrito no item anterior, porém este possui realimentação positiva e esta fora conectada á um divisor de tensão com os valores de resistência igual (100kΩ), e com isso foi verificada a tensão na saída do CI, e de acordo com a variação na resistência do potenciômetro, ainda nesta fora conectado o osciloscópio e foi observada a sua curva característica.

O quarto circuito, fora montado exatamente igual ao primeiro descrito neste item, porém na sua saída fora conectado o osciloscópio, e observada a sua curva característica.

  1. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

  1. EXPERIMENTO 1A

O primeiro experimento consistiu em um comparador inversor usado para teste. Com os o valor de alimentação, foi possível calcular a saída teórica (Vo).

[pic 1]

[pic 2]

Montado o circuito, foi medida a saída real (Vo’).

[pic 3]

Tabela 1: Valores teóricos e reais

Teórico

Real

Vi

5V

5V

Vo

-10,5V

-10,2V

Av

-2,1

-2,04

A diferença de ganho do valor teórico comparado ao valor real é de 0,06, que representa a uma porcentagem de 0,00126% comparada ao real. Essa diferença de valores pode se dar ao fato do AMP OP não ter um Vsat de exatamente Valimentação – 1,5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com